Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19

Autores

Resumo

O distanciamento social e a quarentena, medidas restritivas de saúde pública para conter a pandemia da COVID-19, têm impactado os sistemas educacionais. A realização de aulas remotas tem causado muitas discussões entre educadores, especialmente acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Objetiva-se conhecer o processo de integração de TDIC por docentes do ensino superior durante a pandemia da COVID-19 e discutir desafios e possibilidades percebidas frente à necessidade do ensino remoto. Estudo transversal, de abordagem exploratório-descritiva. Dos 48 docentes que participaram do estudo, 29 (60,4%) relataram ter conhecimento prévio sobre as TDIC. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e das salas de aula on-line intensificou-se significativamente após o início da pandemia. As principais dificuldades percebidas são a falta de motivação, de internet compatível e de conhecimento. Ainda percebe-se a ausência de políticas públicas e institucionais que abarquem as necessidades para uma completa e eficiente integração de TDIC no ensino superior. 

 

Palavras-chave: Educação superior. Ensino. Docentes. Tecnologia da informação. COVID-19. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Augusta Vasconcelos Palácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia. Doutora em Educação em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS/Univasf). Membro do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/URCA).

Iukary Takenami, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia. Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz). Membro do Grupo de Pesquisa Clínica Fiocruz em Tuberculose e vice-líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS/Univasf).

Laís Barreto de Brito Gonçalves, Universidade Regional do Cariri

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE), Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/URCA).

Roberta Stofeles Cecon, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia. Doutora em Ciência da Nutrição, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Grupo de Pesquisa, Ensino e Cuidado em Saúde (GPECS/UNIVASF).

Referências

ANJOS, A. M.; SILVA, G. E. G. Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2018.

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Palácio, M. A. V. ., Takenami, I., Gonçalves, L. B. de B. ., & Cecon, R. S. (2022). Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19. EaD Em Foco, 12(1). Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1598

Edição

Seção

Estudos de Caso

Most read articles by the same author(s)