O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como Recurso Educacional no Ensino de Enfermagem

Palavras-chave: Tecnologia da informação, Enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) quando integradas a práticas pedagógicas criam espaços de aprendizagem inovadores e colaborativos, promovem a autonomia e a participação ativa do educando. No ensino de enfermagem, essas habilidades são necessárias à formação de profissionais capazes de responder às demandas de cuidado em saúde da população.  Objetiva-se analisar a produção científica sobre a integração das TDIC no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Apresenta-se uma revisão integrativa da literatura, método bibliográfico aplicado à análise qualitativa de 17 artigos, selecionados em critérios temáticos e bibliométricos. Os resultados evidenciam tecnologias digitais integradas ao ensino de enfermagem e à formação em saúde que indicam a efetividade na integração teoria-prática, suporte especializado do aprendizado e múltiplos objetos virtuais e/ou eletrônicos para a informação e a comunicação. Considera-se que as TDIC têm contribuído para ampliação da relação formativa e intensificado as inovações no ensino de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-13
Como Citar
Laís Barreto de Brito Gonçalves, Antonio Germane Alves Pinto, Sandra Mara Pimentel Duavy, Rauana dos Santos Faustino, Ana Paula Agostinho Alencar, & Maria Augusta Vasconcelos Palácio. (2020). O Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como Recurso Educacional no Ensino de Enfermagem. EaD Em Foco, 10(1), 21. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/939
Seção
Revisões