Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1598Resumen
O distanciamento social e a quarentena, medidas restritivas de saúde pública para conter a pandemia da COVID-19, têm impactado os sistemas educacionais. A realização de aulas remotas tem causado muitas discussões entre educadores, especialmente acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Objetiva-se conhecer o processo de integração de TDIC por docentes do ensino superior durante a pandemia da COVID-19 e discutir desafios e possibilidades percebidas frente à necessidade do ensino remoto. Estudo transversal, de abordagem exploratório-descritiva. Dos 48 docentes que participaram do estudo, 29 (60,4%) relataram ter conhecimento prévio sobre as TDIC. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e das salas de aula on-line intensificou-se significativamente após o início da pandemia. As principais dificuldades percebidas são a falta de motivação, de internet compatível e de conhecimento. Ainda percebe-se a ausência de políticas públicas e institucionais que abarquem as necessidades para uma completa e eficiente integração de TDIC no ensino superior.
Palavras-chave: Educação superior. Ensino. Docentes. Tecnologia da informação. COVID-19.
Descargas
Citas
ANJOS, A. M.; SILVA, G. E. G. Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.