Romances Gráficos e Formações em CienciArte – Estudo de Caso a partir de um Curso de Extensão EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2238Palabras clave:
Educação a distância, Interdisciplinaridade, Artes sequenciais, Formação profissionalResumen
Para enfrentar as atuais dificuldades no ensino, precisamos utilizar meios eficientes de comunicação e atrativos ao seu público-alvo. Cursos de extensão se mostram como potentes ferramentas para atuar nessas questões e, se criados em formatos online, podem ampliar e enriquecer os debates. Quando utilizam abordagens como a CienciArte, podem tornar o aprendizado prazeroso e interdisciplinar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir as contribuições dos romances gráficos na construção de curso de extensão virtual em CienciArte com foco em discussões no ensino em biociências e saúde. O curso, denominado SASN - Saúde, Ambiente e Sociedade em Narrativa foi ofertado, em 2023, a duas turmas, atendendo um total de 47 participantes. A formação teve 8 encontros síncronos (Google Meet) e atividades assíncronas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (Campus Virtual Fiocruz). Os participantes eram das regiões sudeste (39), norte (4) e nordeste (4), com diferentes faixas etárias e, predominantemente, estudantes de licenciatura (21) e professores (17) das áreas de Ciências da natureza e saúde (40). Antes da formação, 22 pessoas informaram ter hábitos de leitura de histórias em quadrinhos e romances gráficos e, ao final, 33 relatam que ampliaram ou passaram a ter tal prática. Revelando que as atividades oferecidas cumpriram papel social e cultural além de discussões teóricas. Percebemos também boa aceitação em aspectos como temas discutidos, ferramentas e metodologias. Assim, SASN se mostrou uma ação lúdica, interdisciplinar e de formação complementar. Na qual almejamos ofertá-la à novos públicos e consolidar nossa metodologia, para futura (re)configuração no formato autoinstrucional.
Palavras-chave: Educação a distância. Interdisciplinaridade. Artes sequenciais. Formação profissional.
Descargas
Citas
ARAUJO-JORGE, T. C. et al. CienciArte© no Instituto Oswaldo Cruz: 30 anos de experiências na construção de um conceito interdisciplinar. Ciência e Cultura, 70(2), p. 25-34, 2018.
BORGES, M. S. Comunicando a cidade em quadrinhos: do narrar ao fabular nos romances gráficos de Will Eisner. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação).
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Única. 2023. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-unica/saude-unica - Acesso em: 21 jan. de 2024.
BUNZEN, C.; ALBERTIN, M. E.; AMORIM, L. F. Construção de materiais didáticos para jovens do ensino secundário brasileiro. In: PINTO, H. G. et al. Investigação, Práticas e Contextos em Educação. E-Book. 2020. Disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/25410/2/PV%20-%20LIVRO%20IPCE2020_final-3.pdf - Acesso em: 09 jan. de 2024.
DINIZ, A. Revolta da Vacina. DarkSide. 2021.
ECO, U. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva. 2015.
EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes. 1989.
FERREIRA, R. F. et al. Baú de Portinari: aplicabilidade na promoção da autonomia e criatividade durante a formação de professores de ciências. In: COMARÚ, M. W.; KAUARK, F. S.; GONÇALVES N. T. L. P. (Orgs.). Ensinando a ensinar ciências volume II: Discutindo práticas inclusivas. Vitória: Edifes. 2022.
FIGUEIRA, D. A. Romance Gráfico e discursos sobre o amadurecimento das histórias em quadrinhos. Atas da 2ª Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos. Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo. 2013.
FORPROEX: Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão e a flexibilidade curricular: uma visão da extensão: Porto Alegre: UFRGS, 2006. Disponível em http://www.renex.org.br/documentos/ColecaoExtensao-Universitaria/04-Indissociabilidade-Ensino-Pesquisa-Extensao/Indissociabilidade-eFlexibilizacao.pdf - Acesso em: 15 jan. de 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra. 2006.
GLAT, R.; PLETSCH, M. D. O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, 23(38), p. 345-356, 2010.
GÓES, G.; MIRANDA, A. Mapinguari. São Paulo: FTD Educação. 2021.
GONÇALVES, V. D. P. L.; PORTUGAL, A. S.; MORAES, V. S. Entre cores e tintas naturais: desdobramentos dos pigmentos vegetais para o ensino de botânica e arte. Experiências em Ensino de Ciências, 17(2), p. 349-367. 2022.
HERSKOVIC, C. Uma visão sobre a graphic novel Habibi de Craig Thompson. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, 19 (1), p. 93-110. 2020.
HYPOLITO, A. M. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Revista Práxis Educacional, 17(46), p. 35-52, 2021.
LIMA, P. S. et al. Produzindo um Podcast sobre a obra O velho e o mar: letramento literário através do romance de Ernest Hemingway e da Graphic Novel de Thierry Murat. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 9 (1). 2021.
LOPES, E. P.; COSTA, W. N. G. Contribuições da extensão universitária à formação docente. Encontro Nacional de Educação Matemática, 12, p. 1-10, 2016.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes. 1995.
MACHADO, L. C. As narrativas intermidiáticas e enviesadas do Romance Gráfico Aqui de Richard McGuire. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras).
MARTINEZ, D. M. et al. A extensão universitária como reflexão e construção de práticas educativas contemporâneas no contexto da soberania e segurança alimentar e nutricional. Revista Brasileira de Agroecologia, 18(6), p. 833-842. 2023.
MARUXO, H. B. et al. Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, p. 68-74. 2015.
McCLOUD, S. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books. 2005.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, 34, p. 351-364, 2020.
NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista histedbr on-line, 10(39), p. 225-249, 2010. https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728 - Acesso em: 11 jan. de 2024.
PEETERS, F. Pílulas Azuis. São Pauli: Nemo. 2015.
PEREIRA, F.; MERCADO, L. P. L.; COSTA, C. J. de S. A. Interação Utilizando Estratégias Didáticas Colaborativas no Ensino Online Emergencial. EaD Em Foco, 12(2), 2022. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1723 - Acesso em: 13 jan. de 2024.
PLETSCH, M. D.; GLAT, R. O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica. Revista Iberoamericana de Educación, 41, p. 1-11, 2007.
RODRIGUES, R. P. P.; CRUZ, G. B. (Dis)posições para a formação docente em um curso de pedagogia: contribuições da extensão universitária. Educação e Pesquisa, 49, 2023. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251676 - Acesso em: 15 jan. de 2024.
ROOT-BERNSTEIN, R. et al. ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future. Leonardo. 44(3), p. 192, Cambridge: MIT Press, 2011.
SILER, T. The ArtScience Program for Realizing Human Potential. LEONARDO, 44(5), p. 417–424, 2011.
SILVA, E. P.; COSTA, A. B. Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia: o caso Níquel Náusea no ensino da teoria evolutiva. Alexandria, 9 (1), pp. 56-63. 2015. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p163 - Acesso em: 01 fev. de 2024.
SILVA, G. G.; ALMEIDA, J. Q. Maus e o uso de uma HQ no ensino. Revista Científica do Centro Universitário de Jales XI Edição, p. 68. 2020.
SILVA, J. G. Histórias em quadrinhos para o ensino de ciências da natureza: construção de uma proposta para o ensino de ecologia de serpentes. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Pernambuco. 2022.
SILVA, T. M.; DIAS, S. M. “A revolução dos bichos”, de George Orwell: Graphic novel e novas formas de ler um clássico literário. Revista Philologus, 28 (84), p. 236-243. 2022.
THOMPSON, C. Habibi. São Paulo: Quadrinhos na Cia. 2012.
VIEIRA, E. F.; ABIBI, M. L. Histórias em quadrinhos e formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas? Anais do XI ENPEC. 2017.
VIVIAN, R. L. et al. Mineração de dados educacionais e análise de sentimentos em ambientes virtuais de aprendizagem: um mapeamento sistemático. EAD em Foco. 12(2), p. 1-15. 2022. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1786 - Acesso em: 16 jan. de 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.