Ciência e Arte na Pandemia de COVID-19: Encontros Virtuais do Programa CAIS - CienciArte, Inovação e Saúde

Science and Art During COVID-19 Pandemic: Virtual Meetings of CAIS Program – ArtScience, Innovation and Health

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1582

Resumo

Mudanças mundiais aconteceram em decorrência da pandemia da Covid-19, reconhecida em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A sociedade e as instituições de ensino tiveram que se adaptar ao “novo normal” e começaram a imersão no universo remoto. Por conta disso, seguindo o protocolo de distanciamento social, muitos projetos, pesquisas e grupos de estudo precisaram aderir aos encontros virtuais, investindo nas Tecnologias de Informação e Comunicação. O objetivo deste trabalho é descrever as experiências remotas realizadas ao longo de 2020 pelo Programa CienciArte, Inovação e Saúde. Ao longo de 2020, foram realizados 23 encontros virtuais, nos meses de maio a dezembro. As temáticas abordadas nos encontros foram diversificadas, tais como: CienciArte na pandemia, avaliação da criatividade, educação em rede, saúde corporal, Expresso Chagas, comunicação não-violenta e encontros de poesia. As reuniões remotas nos mostraram que a nova configuração social possibilitou um maior fortalecimento dos vínculos no grupo de pesquisa e uma rede de apoios e afetos com ciência e arte. 

Palavras-chave: CienciArte. COVID-19. Grupo de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO-JORGE, T. C. et al. CienciArte© no Instituto Oswaldo Cruz: 30 anos de experiências na construção de um conceito interdisciplinar. Ciência e Cultura, 70 (2), p. 25-34, 2018 (a).

ARAUJO-JORGE, T. C. et al. Ensino em saúde com cienciarte: o potencial das abordagens qualitativas. in: Ensino em saúde com cienciarte: o potencial das abordagens qualitativas, 2018, Foz do Iguaçu. V Seminário Internacional em Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2018 (b).

ARAÚJO-JORGE, T. C. el. al. “Chagas Express XXI”: a new ArtScience social technology for health and science education – a case study in Brazilian endemic areas of Chagas disease with active search of chronic cases. PLOS Neglected Tropical Diseases, 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.

COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. M. P. # fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, 223- 237, 2019.

FERREIRA, A. V.; SIRINO, M. B. Pedagogia Social em Tempos de Pandemia: Ações Extensionistas do Fora da Sala de Aula. EaD em Foco. 10(3), p.10, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1108

FERREIRA, F. R. Ciência e Arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa, São Paulo, 36. p. 2661-280, 2010.

FERREIRA, R. R. et al. Expresso Chagas 21: Álbum fotográfico do conteúdo audiovisual para o compartilhamento de saberes em doença de Chagas. 2020.

FERREIRA, V.; DE MORAIS, A. C. L.; CARPES, F. P. A INSERÇÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 1, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

GARZONI, L. R. et al. Uso e produção de imagens em oficinas de CienciArte com Ecologia de Saberes para a promoção da saúde. Em Aberto. 31(103), p. 107-124, 2018.

GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados. São Paulo, 34(100), p. 29-41, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.34100.003.

JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Distance Education or Emergency Remote Educational Activity: in search of the missing link of school education in times of COVID-19. Research, Society and Development, 9(7), p. 1-29, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299.

LIMA, M. R. L. A relação afetiva entre professor e aluno: a concepção de professores antes e durante a pandemia de COVID 19. 2020. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na modalidade à Distância do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Lucena-PB, 2020.

MACHADO, A. P. A. A importância da afetividade na escola: revisão sistemática. 2018. 62 f. Monografia do Curso de Ciência, Arte e Cultura na Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 2018.

MATOS, R. C. Fake news frente a pandemia de COVID-19. Vigilância Sanitária Em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa Em Debate, 8(3), 78-85, 2020. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01595

MONARI, A. C. P., BERTOLLI FILHO, C. Saúde sem fake news: estudo e caracterização das informações falsas divulgadas no canal de informação e checagem de fake news do Ministério da Saúde. Mídia e Cotidiano. 13(1), p. 160-77, 2019. DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v13i1.27618

RAMÔA, H. N.; BARBOSA, L. R. S.; SILVEIRA, S. M. V. Não Somos Robôs: a Afetividade como Processo Pedagógico no Ensino Fundamental II Durante as Aulas Remotas. EaD em Foco. 11(2), p. 14. 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1306

ROOT-BERNSTEIN, R; ROOT-BERNSTEIN, M. Centelhas de gênios: como pensam as pessoas mais criativas do mundo. São Paulo: Nobel, 2001.

ROOT-BERNSTEIN, R. et al. ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future. Leonardo. 44(3), p. 192, Cambridge: MIT Press, 2011.

SANTOS, C. C. Um relato sobre os desafios das atividades remotas em um curso de graduação presencial diante das medidas de prevenção contra o SARS-coV-2. Renote, Porto Alegre, 18(1), p. 1-10, 2020. Disponível em: see.ufrgs.br/renote/article/view/106039/57880. Acesso em 02 de março de 2021.

SANTOS, G.; MENDONÇA, M. Pandemia e o ensino remoto: uma reflexão acerca da vivência afetivo-emocional dos estudantes. Revista Educação e Humanidades. 2(1), p. 110-131, 2021.

SAWADA, A. C. M. B. et al. A disciplina de Ciência e Arte no IOC e a criatividade dos egressos através de seus trabalhos finais. 2014. Tese de Doutorado.

TOSO, B. R. G. de O. et al. Abordagem sobre Interdisciplinaridade em Saúde na Pós-Graduação em Tempos de Pandemia: Experiência de Atividade Remota e Síncrona. EaD em Foco, 10(3), 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1161

VERCELLI, L. C. A. Aulas remotas em tempos de Covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação. São Paulo, 13(2), p. 47-60, 2020. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/932/745. Acesso em 12 de março de 2021.

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Ferreira, R. R., Rocha, R. de C. M. da ., Moraes, V. dos S. ., & Araújo-Jorge, T. C. . (2022). Ciência e Arte na Pandemia de COVID-19: Encontros Virtuais do Programa CAIS - CienciArte, Inovação e Saúde: Science and Art During COVID-19 Pandemic: Virtual Meetings of CAIS Program – ArtScience, Innovation and Health. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1582

Edição

Seção

Estudos de Caso

Most read articles by the same author(s)