A In(ex)troversão dos Alunos de Nível Superior nas Aulas Online

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2088

Palabras clave:

Aulas online, COVID-19, Comportamento de alunos, Webcam

Resumen

A Pandemia da COVID-19 trouxe muitos novos desafios no contexto da educação superior, como a substituição das aulas presenciais por aulas online. Dessa forma, o presente estudo buscou identificar e analisar as características do nível de participação dos alunos nas aulas online síncronas no modelo de ensino remoto emergencial (ERE). Para tanto, foi analisado o resultado de uma Survey com questões em escala Likert, envolvendo 1492 alunos de uma Universidade Pública localizada no Sul do Brasil. Dentre os procedimentos metodológicos adotados, utilizou-se análise fatorial para identificar as dimensões relativas à participação dos alunos nas aulas online e análise de cluster. A análise fatorial identificou um primeiro fator formado por quatro variáveis relacionadas ao grau de disposição do aluno se expor pelo uso da webcam aberta durante as aulas online, e um segundo fator composto por três variáveis que buscaram medir a participação e interação durante as aulas online. A partir daí, por meio de testes estatísticos, procurou-se identificar diferenças entre os respondentes, com base no gênero, idade e área do curso. Verificou-se que os alunos agem de formas diferentes, sugerindo uma heterogeneidade com base nas características de comportamento dos alunos frente ao modelo de ensino online. Nesse sentido, descobriu-se que, de maneira geral, há uma diferença entre um grupo majoritário de alunos que são mais introvertidos, que prefere não abrir a webcam e mantêm baixa interação durante as aulas online e outro, minoritário, que é caracterizado como extrovertido, por agir de forma contrária   

 

Palavras-chave: Aulas online. COVID-19. Comportamento de alunos. Webcam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ADNAN, M.; ANWAR, K. Online Learning amid the COVID-19 Pandemic: Students' Perspectives. Online Submission, v. 2, n. 1, p. 45-51, 2020.

AGÊNCIA BRASIL (2021). Primeiro caso de covid no Brasil completa um ano. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-02/primeiro-caso-de-covid-19-no-brasil-completa-um-ano -Acesso em 26 de ago. de 2021.

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp–Brasil. Linha mestra, n. 41a, p. 52-62, 2020.

APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.

AQUINO, E. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2423-2446, 2020.

BEHAR, P. A. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. Jornal da Universidade, v. 6, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a- -distancia/ - Acesso em 10 jul. 2021.

BOZKURT, A.; SHARMA, R. C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. i-vi, 2020.

BOZKURT, A. et al. A global outlook to the interruption of education due to COVID-19 pandemic: Navigating in a time of uncertainty and crisis. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 1-126, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. (2020) Saiba quais ações o MEC está realizando para o enfrentamento ao coronavírus. Brasília: MEC. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/04/saiba-quais-acoes-o-mec-esta-realizando-para-enfrentamento-ao-coronavirus - Acesso em 10 de ago. de 2021.

CASTELLI, F. R.; SARVARY, M. A. Why students do not turn on their video cameras during online classes and an equitable and inclusive plan to encourage them to do so. Ecology and Evolution, v. 11, n. 8, p. 3565-3576, 2021.

CASTIONI, R; MELO, A. A. S. D.; NASCIMENTO Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, p. 399-419, 2021.

CASTRO, C. M. (2003). A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.

CINTRA, R. F. et al. Reflexo da pandemia Covid-19 nas ações da assistência estudantil: análise nas instituições federais de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 01-20, 2022.

COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. New York: Academic Press. 1969.

DA SILVA, M. D. et al. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7120-e7120, 2021.

DA SILVA GOMES, L. M. et al. A inclusão digital nas IFES Nordestinas: reflexões a partir das ações desenvolvidas durante a pandemia. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. 1, p. 29-45, 2022.

DALLACOSTA, F. M.; DE CASTRO, M. H. O. SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES E DISCENTES UNIVERSITÁRIOS: reflexos da pandemia?. Revista Ciências Humanas, v. 14, n. 1, 2021.

DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2006.

DE FREITAS JORGE, E. M. et al. Portal de Acesso às Informações das Ações das Universidades Federais em Resposta à Pandemia de Covid-19: uma análise do período pandêmico até a transição para uma pós-pandemia. Cadernos de Prospecção, v. 16, n. 2, p. 516-529, 2023.

DE SOUZA RAMOS, S. C. et al. Ensino, monitoria e promoção da saúde em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e45410817544-e45410817544, 2021.

DINH, L. P.; NGUYEN, T. T. Pandemic, social distancing, and social work education: Students’ satisfaction with online education in Vietnam. Social Work Education, v. 39, n. 8, p. 1074-1083, 2020.

DOS SANTOS, J. S. et al. Políticas de educação na pandemia da Covid-19: Ensino remoto e retorno presencial na perspectiva de universitários. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 14, n. 40, p. 203-219, 2023.

DOS SANTOS PESSOA, J. et al. Impacto do ensino remoto na saúde mental de discentes universitários durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. e413101422197-e413101422197, 2021.

FAUCI, A. S.; LANE, H. C.; REDFIELD, R. R. Covid-19—navigating the uncharted. J Med, v. 382, p. 1199-1207, 2020.

GAUTAM, D. K.; GAUTAM, P. K. Transition to online higher education during COVID-19 pandemic: turmoil and way forward to developing country of South Asia-Nepal. Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, v. 14, n. 1, p. 93-111, 2021.

GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Nacional, 1979.

HAIR, J. et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman. 2005.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review, v. 27, n. 1, p. 1-9, 2020.

KERLINGER, F. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU, 1980.

KUMAR, R. Research methodology: a step-by-step guide for beginners. London: SAGE, 2005.

MAHMOOD, S. Instructional strategies for online teaching in COVID‐19 pandemic. Human Behavior and Emerging Technologies, v. 3, n. 1, p. 199-203, 2021.

MARTINS, A. S. R. et al. Facilitadores do uso do ambiente virtual de aprendizagem: facilitadores do uso Percepções de discentes da área de negócios em tempos de pandemia. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 15, n. 3, p. 131-144, 2021.

MENEGHETTI DALLACOSTA, F.; ORTIZ DE CASTRO, M. H. Síndrome de burnout em docentes e discentes universitários: Reflexos da pandemia?. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. M. V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.

MUSLIMIN, A. I.; HARINTAMA, F. Online learning during pandemic: Students' motivation, challenges, and alternatives. Loquen: English Studies Journal, v. 13, n. 2, p. 60-68, 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2020). Doença por coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_1 - Acesso em 10 de ago. de 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (2020). Conselhos para o público: Doença por coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public - Acesso em 10 de ago. de 2021.

PALLANT, J. (2013). SPSS survival manual. McGraw-Hill Education (UK).

ROHMADI, K. A.; INDRIANI, L. An Analysis of Students’ Inhibition Level on Synchronous Class Using Video Conferencing. Jurnal Review Pendidikan dan Pengajaran, v. 3, n. 2, p. 349-357, 2020.

SERHAN, D. Transitioning from face-to-face to remote learning: Students’ attitudes and perceptions of using Zoom during COVID-19 pandemic. International Journal of Technology in Education and Science, v. 4, n. 4, p. 335-342, 2020.

SILVA, A. C.; BRÊTAS, A. Saúde estudantil universitária e as tecnologias virtuais: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 2, p. e6090-e6090, 2021.

SILVEIRA, S. R. et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Volume 40 Prática Docente, p. 35, 2020.

VAN CHAN, H. et al. Factores que predicen los comportamentos de salud individuales durante la pandemia de covid-19. Revista de Investigaciones Universidad del Quindío, v. 33, n. 1, p. 58-72, 26 maio 2021.

Publicado

2024-01-30

Cómo citar

Peinado, J., Vianna, F. R. P. M., Toczek, J., & Meneghetti, F. K. (2024). A In(ex)troversão dos Alunos de Nível Superior nas Aulas Online . EaD Em Foco, 14(1), e2088. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2088

Número

Sección

Estudos de Caso

Artículos más leídos del mismo autor/a