O Ensino Remoto Emergencial na Pandemia na Percepção dos Estudantes de uma Universidade Pública no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1658Resumo
A rápida disseminação e alto potencial de infectividade da Covid-19 levaram o mundo ao estabelecimento de medidas como a suspensão das mais variadas atividades no modelo presencial "• entre elas, o ensino superior. Dada a urgência dessas medidas, inúmeros desafios e obstáculos foram encontrados para a formatação do modelo de Ensino Remoto Emergencial, adotado pelas universidades públicas brasileiras, em substituição ao ensino presencial. Com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o tema, o presente artigo buscou analisar as percepções dos estudantes de uma universidade pública brasileira sobre esse modelo, em vigor durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, um questionário foi aplicado aos alunos da universidade, contando com 392 respostas abertas, analisadas qualitativamente e de maneira exploratória. A análise de conteúdo dos dados chegou a seis categorias, que agruparam 65 códigos, compostos por 982 trechos de respostas: aulas online, alunos, professores, qualidade, atividades e ambiente. Resultados do trabalho evidenciam que os alunos sentem-se afetados com a falta de padronização dos modelos de plataformas adotadas, bem como pelos critérios para o desenvolvimento de atividades e avaliações. Além disso, questões relacionadas a dificuldades emocionais e desgaste dos alunos em lidar com o momento também foram relatadas.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial. Pandemia. Análise de conteúdo, Universidade Pública.
Downloads
Referências
ADEDOYIN, O. B.; SOYKAN, E. Covid-19 pandemic and online learning: the challenges and opportunities. Interactive Learning Environments, p. 1-13, 2020.
ALENCAR, F. R.; BARROS, V. S. Ensino Remoto Emergencial e Reforma Neoliberal da Educação Brasileira: tecendo relações. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 16 set. 2021.
ALSHURIDEH, M. T. et al. Factors affecting the use of smart mobile examination platforms by universities"™ postgraduate students during the COVID 19 pandemic: an empirical study. In: Informatics. Multidisciplinary Digital Publishing Institute, v. 8, n. 2, p. 32, 2021.
ARIZA, H. M.; SARMIENTO, F. H. M.; CASTILLO, H. G. Connectivity characteristics and level of acceptance linked to online learning by higher education students during the confinement generated by the Covid-19 pandemic. International Journal of Engineering Research and Technology, p. 1934-1939, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Portaria n.º 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19... , Ministério da Educação. 2020B. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872
CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2003.
CATANANTE, F.; DE CAMPOS, R. C.; LOIOLA, I. Aulas on-line durante a pandemia: condições de acesso asseguram a participação do aluno? Revista Científica Educ@ção, v. 4, n. 8, p. 977-988, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.