Perspectivas acerca do Feedback como Dispositivo para a Permanência na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2084Palabras clave:
Educação a distância, Feedback, Tutor, Professor, PermanênciaResumen
A educação a distância é uma modalidade de ensino que tem se consolidado cada vez mais nos diferentes níveis. Assim, problematizar e compreender como acontecem os processos pedagógicos na Educação a Distância (EaD) é emergente. Nesse sentido, o presente artigo apresenta um recorte do amplo escopo que compõem essa modalidade de ensino, focando no feedback como um dispositivo para a permanência dos estudantes. O objetivo é analisar as perspectivas de tutores e professores acerca do feedback como elemento determinante para a permanência estudantil na EaD. Para tanto, a produção dos registros aconteceu durante um curso de formação de tutores de uma universidade federal brasileira em que tutores a distância registraram perspectivas e entendimentos acerca do feedback. Os registros produzidos foram analisados numa perspectiva qualitativa, a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), sendo a discussão reflexiva-teórica organizada em duas seções, uma delas abordou os desafios e potencialidades do feedback, e a outra seção o processo de orientação do professor ao tutor na elaboração de feedback. Por fim, o estudo aponta que, no processo de mediação pedagógica, as ações de professores e tutores são complementares e precisam ser articuladas, especialmente no processo de elaboração do feedback, no alinhamento de critérios avaliativos, objetivos pedagógicos, bem como, as questões que perpassam a disciplina. Tais elementos impactam na interação e no processo formativo dos estudantes, tutores e professores. Assim, o feedback se configura em um elemento determinante para a qualidade e permanência na educação a distância.
Palavras-chave: Educação a distância. feedback. tutor. professor. permanência.
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