Ensino Não Presencial e Limitações Digitais. Análise de Indicadores da Produção Científica entre 2004 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1503Resumo
Em decorrência da pandemia da Covid-19 emergiu a necessidade de outras formas de viver decorrentes do isolamento social. Os processos de ensinar e-learning (não presencial) apoiado pelas tecnologias digitais se tornou uma alternativa. O presente artigo tem como objetivo analisar os indicadores da produção científica mundial acerca das limitações digitais no ensino E-learning. Nesse sentido foi realizada uma busca de produções científicas no período de 2004 a 2021 que versam sobre a temática da limitação digital. A partir do refinamento da busca definiu-se 375 trabalhos que serão discutidos nesse artigo. A partir da análise apresentam-se os indicadores desta produção, com destaque para Taiwan, e uma conversa teórica acerca dos tipos de educação não presencial, trabalhados como: Educação a distância; A educação presencial apoiada pelas TIC; A educação presencial com 20% de sua operacionalização a distância; e educação emergencial remota (Covid-19).
Palavras-chave: Ensino não presencial. Limitação digital. Produção científica. Bibliometria.
Downloads
Referências
ARAÚJO, R. F; ALVARENGA, L. The bibliometrics in theses and dissertations produced in Brazil (1987-2007). Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 16, n. 31, 2011,p. 51-70.
ARRUDA, E. P. Emergency remote education: elements for public policies in Brazilian education in Covid-19 times. EmRede: Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275,
BARRAS, R. Towards a theory of innovation in services. Research policy, v. 15, n. 4, 1986, p. 161-173.
BELLINI, C. G. P.; GIEBELEN, E.; CASALI, R. R. B. Limitações digitais. Informação & Sociedade:
Estudos, v. 20, n. 2, 2010, p. 25-35.
BEZERRA, I. M. P. State of the art of nursing education and the challenges to use remote technologies in the time of corona virus pandemic. Journal of Human Growth and Development, v. 30, n. 1, 2020, p. 141-147.
BRASIL. Decreto no 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, 9 jun. 2006.
BRASIL. Lei No 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, 10 jan. 2001.
BRASIL. Portaria no. 2.253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a introdução nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial. Diário Oficial da União, 19 out. 2001.
ESPINOSA, M. P.; CARTAGENA, F. C. Tecnologias avançadas para enfrentar o desafio da inovação educacional. RIED - Revista Ibero-americana de Educação a Distância, v. 24, n. 1, p. 35-53, 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
GOMES, K. A. Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta. Tese (Dourorado em
Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
GORGENS, P.; ANDRADE, P. C. University education supported by digital information and
communication technologies: some practical ideas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, p. 267-280, 2020.
HERNANDES, P. R. A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior
público. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 283-307, 2017.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency
remote teaching and online learning. [2020]. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning. Acesso em 04 out. 2020.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. [2020]. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning. Acesso em 05 fev. 2021.
KLECUN, E. Bringing lost sheep into the fold: Questioning the discourse of the digital divide.
Information Technology & People, v. 21, n. 3, p. 267-282, 2008.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: a educação a distância hoje. Pearson Prentice Hall, 2008.
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2012.
MIRANDA, G. L. The limits and possibilities of ict in education. Sísifo – Revista de Ciências da
Educação, n. 3, p. 41-50, 2007.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2, n. 1, p. 15- 31, 2015.
NOVELLO, T. P. ; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; RIBEIRO, N. F. Ambientes virtuais de aprendizagem:
limitações digitais dos professores em época de pandemia do Covid-19. In: I Simpósio nacional de estratégias e multidebates da educação –SEMEDUC, 1. Online. Anais eletrônicos, p. 481-487, 2020.
PEREIRA, T. A. et al. Uso das tecnologias de informação e comunicação por professores da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 1, p. 59-66, 2016.
PEREIRA JUNIOR, E. F. Z.; SCHROEDER, E. A.; DOLCI, D. B. Limitações digitais, causas e
consequências na efetividade do uso do site trello no planejamento estratégico de uma secretaria de educação a distância de uma universidade federal. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 6, n. 1, 2019, p. 69-85.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
ROCHA, T. B. O Plano de Aula para Educação On-line na Pandemia de Covid-19. Revista EaD em Foco, V. 11, 2020. P. 1-20.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 2015.
SENHORAS, E. M. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 5, 2020, p. 128-136.
SOUZA, M. ; RIBEIRO, A. L. Systematic review and meta-analysis of diagnostic and prognostic studies: a tutorial. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, v. 92, n. 3, 2009, p. 241-251.
SPINELLI, A.; PELLINO, G. Covid-19 pandemic: perspectives on an unfolding crisis. The British journal of surgery, v. 107, n. 1, 2020, p. 785-787.
TELLO GAMARRA, J.; MACHADO LEO, R.; AVILA, S.; MELLO, A.; WENDLAND, J. Innovation studies in Latin America: a bibliometric analysis. Journal of technology management & innovation, v. 13, n. 4, p. 24-36, 2018.
VAN DIJK, J.; HACKER, K. The digital divide as a complex and dynamic phenomenon. The information society, v. 19, n. 4, 2003, p. 315-326.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.