Evasão na Universidade Aberta do Brasil: o Caso da Universidade Federal de Santa Maria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2014

Palabras clave:

Educação a distância, Evasão, Universidade Aberta do Brasil

Resumen

O estudo analisou quais os determinantes da evasão dos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Metodologicamente, o estudo seguiu três linhas: (i) análise descritiva; (ii) análise fatorial e (ii) testes de hipóteses. Em termos de resultados, a partir dos 520 respondentes, foram obtidos cinco fatores para a evasão dos discentes da UAB/UFSM, sendo eles: a) aspectos acadêmicos; b) condições domésticas e habilidades; c) situações concorrentes e adversidade; d) desempenho individual; e, e) complexidade do curso e de suas atividades, sendo que o fator situações concorrentes e adversidades foi o mais influente à evasão, ao passo que, o fator condições domésticas e habilidades foi o menos contributivo. Assim, evidencia-se que há uma dificuldade no gerenciamento do tempo ou a ideia errônea sobre a dedicação que um curso EaD despende. 

 

Palavras-chave: Educação a distância. Evasão. Universidade Aberta do Brasil.

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Publicado

2023-08-26

Cómo citar

Martinelli, J., Bender Filho, R., & Vieira, K. M. (2023). Evasão na Universidade Aberta do Brasil: o Caso da Universidade Federal de Santa Maria. EaD Em Foco, 13(1), e2014. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2014

Número

Sección

Estudos de Caso

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