Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1035

Resumo

Os cursos na modalidade de educação à distância têm crescido de forma acelerada no Brasil. Entretanto, os elevados índices de evasão são um desafio à gestão e à eficiência das instituições. Seguindo esta discussão, este trabalho propõe a Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED) a partir da avaliação de modelos de análise fatorial confirmatória e exploratória. A qualidade dos itens foi analisada a partir de modelos multidimensionais de teoria de resposta ao item e, no geral, se mostraram satisfatórios. Os resultados demonstraram que o ajuste do modelo indicou uma estrutura de duas dimensões à EDED; sendo a primeira relacionada ao suporte à aprendizagem e a segunda com as condições pessoais. A EDED pode ser utilizada tanto à avaliação dos fatores que levaram um indivíduo a evadir quanto à avaliação das fragilidades dos cursos oferecidos.

Palavras-chave: Evasão. Ensino a distância. Escala. Avaliação psicométrica.

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Biografia do Autor

Pedro Saulo Rocha Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de pós-graduação Psicologia: Cognição e Comportamento, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

14-09-2020

Como Citar

Vieira, K. M., Martins, P. S. R., Bender Filho, R., & Moreira Júnior, F. de J. (2020). Escala de Determinantes da Evasão no Ensino a Distância (EDED): Proposição e Validação. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1035

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