Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147

Resumo

A pandemia de COVID-19 atingiu muitos países em 2020, incluindo Brasil, que adotou diversas medidas para combater o vírus, interferindo assim na vida da sociedade, especialmente com a exigência do isolamento social. Para manter as atividades letivas, a Universidade Federal de Santa Maria iniciou o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, para os cursos presenciais. Esse estudo investigou o isolamento social, a adoção o ensino remoto e a mudança na satisfação com a vida desses estudantes. Para isso adotou-se uma survey online, cujas respostas foram analisadas com a estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes está praticando o isolamento e saindo de casa apenas para a compra de produtos essenciais. Nesse processo de “ficar em casa” os estudantes percebem queda na produtividade, alterações de humor e sentimentos de angústia e ansiedade. A satisfação com a vida hoje é menor quando comparada a do período anterior a pandemia. Contudo, a maioria avalia positivamente os esforços para a manutenção das atividades de ensino remoto tanto no que se refere às dinâmicas que estão sendo desenvolvidas quanto à aderência as atividades.

Palavras-chave: COVID-19. Ensino remoto. Isolamento social. Satisfação com a Vida.

 

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Biografia do Autor

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de P´ós-Graduação em Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas.

Doutora em Administração pela UFRGS

Mestre em Administração pela UFRGS

Graduada em Estatística pela UFSM

Graduada em Administração pela UFV

 

Gabrielle Fagundes Postiglioni, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Géderson Donaduzzi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Caroline dos Santos Porto, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Leander Luiz Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas.

Doutor em Administração pela UFSM.

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Publicado

2020-09-22

Como Citar

Vieira, K. M., Postiglioni, G. F., Donaduzzi, G., Porto, C. dos S., & Klein, L. L. . (2020). Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147

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