Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147Palavras-chave:
Isolamento social , Satisfação com a vidaResumo
A pandemia de COVID-19 atingiu muitos países em 2020, incluindo Brasil, que adotou diversas medidas para combater o vírus, interferindo assim na vida da sociedade, especialmente com a exigência do isolamento social. Para manter as atividades letivas, a Universidade Federal de Santa Maria iniciou o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, para os cursos presenciais. Esse estudo investigou o isolamento social, a adoção o ensino remoto e a mudança na satisfação com a vida desses estudantes. Para isso adotou-se uma survey online, cujas respostas foram analisadas com a estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes está praticando o isolamento e saindo de casa apenas para a compra de produtos essenciais. Nesse processo de "ficar em casa" os estudantes percebem queda na produtividade, alterações de humor e sentimentos de angústia e ansiedade. A satisfação com a vida hoje é menor quando comparada a do período anterior a pandemia. Contudo, a maioria avalia positivamente os esforços para a manutenção das atividades de ensino remoto tanto no que se refere às dinâmicas que estão sendo desenvolvidas quanto à aderência as atividades.
Palavras-chave: COVID-19. Ensino remoto. Isolamento social. Satisfação com a Vida.
Downloads
Referências
ALVES, L.. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.
BITTENCOURT, R. N. Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, v. 19, n. 221, p. 168-178, 2020. ISSN 1519.6186
BRASIL. Ministério da Educação. CORONAVíRUS: Monitoramento nas instituições de ensino. Brasília, 2020. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/coronavírus/>. Acesso em: 17 de mai. 2020.
BRESCIANI, T. A.; CONTO, S. M. de. O impacto da tecnologia Nintendo® Wii no tratamento fisioterapêutico e na satisfação de pacientes em uma clínica do Vale do Taquari. Revista destaques acadêmicos, vol. 4, n. 1, 2012.
CAMPARA, J. P.; VIEIRA, K. M.; POTRICH, A. C. G.. Satisfação geral com a vida e bem-estar financeiro: revelando as percepções dos beneficiários do Programa Bolsa Família. RAP: Revista Brasileira de Administração Pública, v. 51, n. 2, 2017.
COMIN, F. S. Fatores associados ao Bem-Estar Subjetivo em pessoas casadas e solteiras. Estudos de Psicologia. Campinas, 2016.
CAO, W. et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry research, 112934, 2020.
FARIAS, F. R.; DIAS, M. J.. Os desafios entre o ensino presencial e o ensino a distância: uma questão de cultura digital e de formação do educador. EaD em Foco-Revista Científica em Educação a Distância. v.1, n.1, 2010
GARCIA, L. P.; DUARTE E. Intervenções não farmacológicas para o enfrentamento í epidemia da COVID-19 no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde. 2020.
GOVERNO FEDERAL. Transparência: Portarias publicadas sobre COVID-19. 10 DE ABR. 2020 Disponível em: <https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/03/Portarias-publicadas-sobre-COVID.pdf> Acessado em 16 de abr. 2020.
HAIR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2009.
KOK, G. et al. Behavioural intentions in response to an influenza pandemic. BMC Public Health, v. 10, n. 1, p. 174, 2010. https://doi.org/10.1186/1471-2458-10-174
KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR, P. A.. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, 2009. https://doi.org/10.22456/1679-1916.13912
LOTT, A. C. O et al. Persistência e Evasão na Educação a Distância: Examinando Fatores Explicativos. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, s. l., v. 17, n. 2, p. 149-171, 2018.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde declara transmissão comunitária nacional. 20 de março de 2020. Disponível em <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46568-ministerio-da-saude-declara-transmissao-comunitaria-nacional>. Acessado em 17 de abr. de 2020.
NOGUEIRA, E. J.. Rede de relações sociais: um estudo transversal com homens e mulheres pertencentes a três grupos etários. Tese (Doutorado em Educação). Campinas, SP: Faculdade de Educação: UNICAMP, 2001.
QIU, J. et al.. A nationwide survey of psychological distress among Chinese people in the COVID-19 epidemic: implications and policy recommendations. General Psychiatry, v.33, n.2, e100213, 2020
Sí, S. D.; WERLANG, B. S. G.; PARANHOS, M. E.. Intervenção em crise. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jun. 2008.
SILVEIRA, S. R. et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido í pandemia da COVID-19. 2020. Série Educar-Volume 40, Prática Docente, p. 35.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM em números. Disponível em:<https://portal.ufsm.br/ufsm-em-numeros/publico/painel.html?categoria=102>. Acesso em: 28 de abr, 2020.
WANG, C. et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. Int. J. Environ. Res. Public Health, 17, 1729, 2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.