Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147

Palabras clave:

Isolamento social , Satisfação com a vida

Resumen

A pandemia de COVID-19 atingiu muitos países em 2020, incluindo Brasil, que adotou diversas medidas para combater o vírus, interferindo assim na vida da sociedade, especialmente com a exigência do isolamento social. Para manter as atividades letivas, a Universidade Federal de Santa Maria iniciou o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, para os cursos presenciais. Esse estudo investigou o isolamento social, a adoção o ensino remoto e a mudança na satisfação com a vida desses estudantes. Para isso adotou-se uma survey online, cujas respostas foram analisadas com a estatística descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes está praticando o isolamento e saindo de casa apenas para a compra de produtos essenciais. Nesse processo de "ficar em casa" os estudantes percebem queda na produtividade, alterações de humor e sentimentos de angústia e ansiedade. A satisfação com a vida hoje é menor quando comparada a do período anterior a pandemia. Contudo, a maioria avalia positivamente os esforços para a manutenção das atividades de ensino remoto tanto no que se refere às dinâmicas que estão sendo desenvolvidas quanto à aderência as atividades.

Palavras-chave: COVID-19. Ensino remoto. Isolamento social. Satisfação com a Vida.

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Biografía del autor/a

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de P´ós-Graduação em Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas.

Doutora em Administração pela UFRGS

Mestre em Administração pela UFRGS

Graduada em Estatí­stica pela UFSM

Graduada em Administração pela UFV

 

Gabrielle Fagundes Postiglioni, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Géderson Donaduzzi, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Caroline dos Santos Porto, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Leander Luiz Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas.

Doutor em Administração pela UFSM.

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Publicado

2020-09-22

Cómo citar

Vieira, K. M., Postiglioni, G. F., Donaduzzi, G., Porto, C. dos S., & Klein, L. L. (2020). Vida de Estudante Durante a Pandemia: Isolamento Social, Ensino Remoto e Satisfação com a Vida. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147

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