Utilização das TICs e a Emergencialidade da Implantação do Ensino Remoto durante a Pandemia da Covid-19 em Lauro de Freitas, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1982Palabras clave:
TICs, Ensino remoto, Pandemia de COVID-19Resumen
Este artigo analisa, em uma abordagem qualitativa, o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a emergencialidade da implantação do ensino remoto na Escola Municipal Itamar de Oliveira Rodrigues (EMIOR), em Lauro de Freitas/BA, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus. A coleta de informações foi realizada utilizando-se um questionário disponibilizado via Google Forms e WhatsApp, ao qual 241 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II responderam. Este instrumento foi constituído por trinta questões objetivas versando sobre quatro categorias: (1) acesso à internet, (2) o ensino remoto, (3) aula de ciências e plataformas virtuais e (4) sugestões e críticas. A pandemia de COVID-19 apresentou um contexto emergencial para o uso das TICs nas escolas exigindo mais da internet devido a necessidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Observou-se neste estudo que o principal problema melhor efetivação do ERE foi qualidade da internet disponível para os alunos e a falta de dispositivos adequados para acompanhamento das aulas. É possível que este seja um dos fatores que contribuiu os alunos não relatarem maior motivação e confiabilidade no ERE desenvolvido. Aproximadamente metade dos alunos entrevistados não avaliaram positivamente as aulas de ciências com uso das plataformas virtuais. Possivelmente isto decorre da forma abrupta e sem preparo adequado no manejo das TICs que o ERE exigiu tanto de alunos quanto de professores.
Palavras-chave: TICs. Ensino remoto. Pandemia de COVID-19.
Descargas
Citas
ARGENTON, G. T.; LASSIG; R. F.; MÜNCHEN, S. A ciência e o ensino de ciências na pandemia: percepções de estudantes da educação do campo. Anais I Simpósio SulAmericano de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2020. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SSAPEC/article/view/14564/9574. Acesso em: 20 ago. 2021
BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280, jul./out. 2020.
BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.
BENEDITO, S. V. C; FILHO, P. J. C. A educação básica cearense em época de pandemia de coronavírus (COVID-19): perspectivas e desafios no cenário educacional brasileiro. Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, v. 2, n. 3.p. 58 -71, 2020.
BORBA, R. C. N. et al. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, vol. 13, n. 1, p. 153-171, 2020.
BORGES, L. Família-escola: curso de formação para professores pré-escolares de alunos do público-alvo da educação especial. Tese (Doutorado em)- São Carlos, 2018.
CASTELLS, M. A sociedade em sede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CONFORTO, D.; VIEIRA, M. C. Smartphone na escola: Da discussão disciplinar para a pedagógica. Latin American Journal of Computing, Quito, v. 2, n. 3, p. 43-54, 2015.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A educação e a covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020.
DOS SANTOS SILVA, F. C; PEIXOTO, G. T. B. Percepção dos professores da rede estadual do Município de São João da Barra-RJ sobre o uso do Google Classroom no ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e5729109023-e5729109023, 2020.
DUARTE, V.G. Metodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno. 2018.
FREIRE, P. (2001). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.
FREITAS, E.S.; SALVI, R.F. A ludicidade e a aprendizagem significativa voltada para o ensino de geografia. Portal Educacional do Estado do Paraná. Curitiba, 2007. Disponível em: http://www.diaadiAeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/89-4.pdf?PHPSESSID=2009060908175561 - Acesso em: 11 de julho. 2021.
GOMES, R. Uso de recursos tecnológicos para o ensino de matemática nos ensinos fundamental e médio. Dissertação (Mestrado em)- Juiz de Fora, 2015.
HODGES, C. et al. (2020, 27 março). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. Recuperado de: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teachingand-online-learning
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2018.Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal PNAD contínua 2018: análise dos resultados. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.
JUSTIN, R. et. al. (2020). Remote learning guidance from state education agencies during the COVID-19 pandemic: a first look.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
MALLOY-DINIZ, L. F. et al. Saúde mental na pandemia de Covid-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates em Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 46–68, 2020.
MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002.
MIRANDA, K. K. C. O. et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. Anais VII Congresso Nacional de Educação, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf . Acesso em: 18 mar. 2021.
MIRANDA, R. V. et al. Ensino híbrido: novas habilidades docentes mediadas pelos recursos tecnológicos. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 2020.
MONTGOMERY, K. C. Generation digital: politics, commerce, and childhood in the age of the internet. Cambridge: MIT Press, 2009. ISBN 9780262512565.
MOORE, M. Teoria Da Distância Transacional. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, 2020; Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2002_Teoria_Distancia_Transacional_Michael_Moore.pdf. Acesso em: 20 abr 2021.
MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351- 364, 2020.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiania, v. 20, n. 26, 2020.
OLIVEIRA, I. B. M.; JÚNIOR KISTEMANN, M. A. A “nova normalidade” educacional e o uso de tecnologias em diversos ambientes promovedores de mediação docente, metodologias ativas e aprendizagens significativas. Pesquisa e Ensino, Barreiras, v. 1, p. 1-31, 2020.
OLIVEIRA, M. C. G. L. Relação família-escola e participação dos pais. Dissertação (Mestrado em)- Porto, 2010.
OLIVEIRA, T. M. R.; AMARAL, C. L. C. O uso e exploração de dois aplicativos de celulares, comics panele stripcreator: uma experiência realizada no ensino de matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 29-43, set.-dez., 2019.
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L. H. C. Educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19, 2020. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf - Acesso em: 27 de outubro de 2021.
PEREIRA, A. C. R. Os desafios do uso da tecnologia digital na educação em tempos de pandemia. ETD: Educaçao Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 187-205, 2022.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. New York: PNUD, 2019. Disponível em https://hdr.undp.org/system/files/documents//hdr2019overview-ptpdf.pdf. Acesso em 07 set. 2022.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf - Acesso em: jun. 2022.
REIS, J. S. Relação família e escola: a experiência em uma escola pública de periferia de Salvador-BA. Dissertação (Mestrado em)- Salvador, 2013.
ROSEN, L. D. Welcome to the iGeneration! Education Digest: Essential Readings Condensed for Quick Review, v. 75, n. 8, p. 8-12, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/234721196_Welcome_to_the_iGeneration - Acesso em: jun. 2022.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, 11(1), 83-89. doi: 10.1590/S1413-35552007000100013
SANTOS, L. Auto-Avaliação Regulada: Porquê, o que e como. Universidade de Lisboa. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4884/1/Santos%20%282002%29.pdf - Pedagogiques, 280, pp. 47-62, 2002.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SOARES, S. B. V. “Coronavírus e a modernização conservadora da educação”. In: SOARES, S. B. V.; MARTINS, J. R. V., FIERA, L.; EVANGELISTA, O.; FLORES, R.; SOUSA, E. H. S.; RODRIGUES, V. V.; LIMA L. S.; BERNARDES, L. S. (orgs.). Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Teresina, Editora Terra Sem Amos, 2020.
TRINDADE, S. D; MOREIRA, J. A. A emergência do mobile learning e os novos desafios formativos para a docência em rede. In TORRES, Patrícia Lupion (Org.). Redes e mídias sociais. Curitiba: Appris, 2017. p. 41-57. ISBN 978-85-473-0721-9.
ZAJAC, D. Ensino remoto na Educação Básica e COVID-19: um agravo ao Direito à Educação e outros impasses. Disponível em: http://proec.ufabc.edu.br/epufabc/ensino-remoto-na-educacao-basica/ Acesso em: 17 mai 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.