A Educação Profissional e Tecnológica e a Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Híbrido e a Distância: uma Revisão Sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1979

Resumen

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm oportunizado melhorias e aumento na oferta de Educação a Distância (EaD). A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) vem se mostrando efetiva, principalmente por propiciar a aproximação do estudante com situações reais vividas por profissionais, característica importante para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na literatura vigente não há dados sobre o quanto a PBL tem sido aplicada à EPT por meio da EaD ou do ensino híbrido. Esta pesquisa, por meio de uma revisão sistemática, visa preencher esta lacuna. Evidenciou-se que há poucas publicações sobre este tema, deixando aberta a questão sobre se isso se deve à baixa adesão à PBL ou se as experiências e investigações neste campo não têm sido amplamente divulgadas.

 

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação a distância. Ensino híbrido. Educação profissional e tecnológica.

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Biografía del autor/a

Cristiano Mesquita Garcia, Instituto Federal de Santa Catarina

 Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Caçador.

Rosa Maria Vicari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Instituto de Informática.

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Publicado

2022-10-18

Cómo citar

Cordova, P. R., Garcia, C. M., & Vicari, R. M. . (2022). A Educação Profissional e Tecnológica e a Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Híbrido e a Distância: uma Revisão Sistemática. EaD Em Foco, 12(2), e1979. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1979

Número

Sección

Revisões