eacher Training in High School During the Pandemic: Reflections on the Strategies of the Education Departments of Minas Gerais and Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1946Palabras clave:
Ensino remoto, Formação de professores, Ensino médioResumen
The article in question aims to reflect on the offer of teacher training by the state school system of Espírito Santo and Minas Gerais for high school teachers from March 2020 to March 2021. The work's guiding question is to reflect about how these trainings were conducted and to what extent they have helped teachers to face the challenge of reformulating their practice in this moment of pandemic. Data were collected and categorized from documents that disclosed or invited teachers to participate in such training activities in two schools, one in each state. The analysis was carried out from the theoretical framework in study, concluding that the training had active methodologies and digital tools as themes and were offered mainly by private companies.
Keywords: Remote teaching; High school. Teacher training.
Descargas
Citas
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF. Edição 53, seção 1, p. 39, 18 de março de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 - Acesso em: 8 jun. 2020.
CNE, Conselho Nacional de Educação Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF. Seção 1, Pág. 32, seção 1, p. 39, 28 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 - Acesso em: 8 jun. 2020.
ESCOLA DE FORMAÇÃO. Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, 2021. Página inicial. Disponível em: https://https://escoladeformacao.educacao.mg.gov.br// - Acesso em: 05 mai. 2021.
ESPÍRITO SANTO, Escola de Tempo Integral. SEDU – PLATAFORMAS PARA PROFESSORES E GESTORES: Plataformas para diagnóstico da aprendizagem, planejamento pedagógico e formação profissional. Disponível em: https://sedudigital.edu.es.gov.br/ - Acesso em: 30 abr. 2021.
ESPÍRITO SANTO, Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE), criado pela Lei N° 10.149, de 17 de dezembro de 2013. Disponível em: formacoes.sedu.es.gov.br -Acesso em: 07 mai. 2021.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213838/000728731.pdf?. Acesso em: 24 nov. 2022.
GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 03-11, Jun. 2000.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200002&lng=en&nrm=iso - Acesso em: 28 abr. 2021.
MINAS GERAIS. REANP 2021 Regime Especial de Atividades Não Presenciais. Documento Orientador. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, março, 2021. Disponível em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/legislacoes-publicacoes - Acesso em: 28 abr. 2021.
NÓVOA, A. "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4758 - Acesso em: 28 de abr. de 2021.
NÓVOA, A. Educação depois da pandemia com António Nóvoa. Sesc & Seeduc. YouTube, 29 de abril de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v= mEFEEf7SSbc & t=1475s. Acesso em: 29 de abr. de 2021.
OLIVEIRA, S. M. S. S.; Carlos MENDONÇA D. Formação de professores em tempos de retrocesso: o que dizem os documentos oficiais? Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p. 141-152 jan. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22512/18020 - Acesso em: 28 abr. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.