Formação Docente no Ensino Médio Durante a Pandemia: Reflexões Sobre as Estratégias das Secretarias de Educação de Minas Gerais e Espírito Santo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1946

Keywords:

Remote teaching, High school, Teacher training.

Abstract

. The article in question aims to reflect on the offer of teacher training by the state school system of Espírito Santo and Minas Gerais for high school teachers from March 2020 to March 2021. The work's guiding question is to reflect about how these trainings were conducted and to what extent they have helped teachers to face the challenge of reformulating their practice in this moment of pandemic. Data were collected and categorized from documents that disclosed or invited teachers to participate in such training activities in two schools, one in each state. The analysis was carried out from the theoretical framework in study, concluding that the training had active methodologies and digital tools as themes and were offered mainly by private companies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laelma Alves Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora de Educação Infantil e Séries Iniciais. Mestranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu "Educação e Formação Humana" (PPGE/FaE/UEMG). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância(s), Crianças e Educação- GEPICE. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Especialização em Psicopedagogia Clí­nica e Institucional pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e Educação Infantil, Alfabetização e Letramento pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG).

Aparecida Dias Terras Gomes, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Possui graduação em Licenciatura Plena, com Habilitação em Português e Espanhol e Respectivas Literaturas pela Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" Unilinhares (2007), Especialização em Docência da Lí­ngua Portuguesa e Literatura Brasileira pela mesma faculdade (2008). Atualmente é professora - CEEFMTI "Manoel Duarte da Cunha". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lí­ngua Portuguesa, Lí­ngua Espanhola e Respectivas Literaturas.

Aline Taymara de Melo, Universidade Federal de São João Del-Rei

Sou graduada em Quí­mica pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014) e mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei, Programa de Pós Graduação Processos Socioeducativos e Práticas escolares (2018). Possuo experiência na área de Quí­mica, com ênfase em Quí­mica, e na área da educação nas disciplinas Quí­mica, Fí­sica e Matemática. Sou membro do grupo de pesquisas em Educação, Ciências e Tecnologias na contemporaneidade (GPECTHUS). O grupo investiga temas contemporâneos em educação com abordagens holí­sticas voltadas à compreensão de cenários multi e interculturais, instituições e grupos minoritários; relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; letramento cientí­fico por meio de "fundos de conhecimento" e "terceiros espaços"; mediação por tecnologias digitais e experiências inovadoras de formação e valorização docente. Tais abordagens objetivam produzir conhecimento sobre a educação, as instituições e seus participantes e educação cientí­fica e tecnológica na atualidade, com foco em suas humanizações.

References

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF. Edição 53, seção 1, p. 39, 18 de março de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 - Acesso em: 8 jun. 2020.

CNE, Conselho Nacional de Educação Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF. Seção 1, Pág. 32, seção 1, p. 39, 28 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 - Acesso em: 8 jun. 2020.

ESCOLA DE FORMAÇÃO. Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, 2021. Página inicial. Disponível em: https://https://escoladeformacao.educacao.mg.gov.br// - Acesso em: 05 mai. 2021.

ESPÍRITO SANTO, Escola de Tempo Integral. SEDU – PLATAFORMAS PARA PROFESSORES E GESTORES: Plataformas para diagnóstico da aprendizagem, planejamento pedagógico e formação profissional. Disponível em: https://sedudigital.edu.es.gov.br/ - Acesso em: 30 abr. 2021.

ESPÍRITO SANTO, Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (CEFOPE), criado pela Lei N° 10.149, de 17 de dezembro de 2013. Disponível em: formacoes.sedu.es.gov.br -Acesso em: 07 mai. 2021.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213838/000728731.pdf?. Acesso em: 24 nov. 2022.

GADOTTI, M. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 03-11, Jun. 2000.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200002&lng=en&nrm=iso - Acesso em: 28 abr. 2021.

MINAS GERAIS. REANP 2021 Regime Especial de Atividades Não Presenciais. Documento Orientador. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, março, 2021. Disponível em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/legislacoes-publicacoes - Acesso em: 28 abr. 2021.

NÓVOA, A. "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4758 - Acesso em: 28 de abr. de 2021.

NÓVOA, A. Educação depois da pandemia com António Nóvoa. Sesc & Seeduc. YouTube, 29 de abril de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v= mEFEEf7SSbc & t=1475s. Acesso em: 29 de abr. de 2021.

OLIVEIRA, S. M. S. S.; Carlos MENDONÇA D. Formação de professores em tempos de retrocesso: o que dizem os documentos oficiais? Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p. 141-152 jan. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22512/18020 - Acesso em: 28 abr. 2021.

Published

2023-05-05

How to Cite

Soares de Faria, R., Alves Barros, L., Dias Terras Gomes, A., & Taymara de Melo, A. (2023). Formação Docente no Ensino Médio Durante a Pandemia: Reflexões Sobre as Estratégias das Secretarias de Educação de Minas Gerais e Espírito Santo . EaD Em Foco, 12(3), e1946. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1946

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.