Ambiente Virtual de Ensino em Laboratórios de Química (AQuí): Expandindo o Ensino no YouTube

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1623

Resumen

As ferramentas de tecnologia digitais da informação e comunicação vem sendo utilizadas como aliadas no ensino. O ensino de química por vezes necessita de atividades práticas em laboratórios para melhor elucidar o conteúdo, e utilizar vídeos voltados para esta abordagem podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Este estudo, de caráter descritivo, qualitativo e quantitativo, tem por objetivo descrever a confecção de vídeos-manuais voltados ao manuseio de equipamentos em laboratórios de química, e analisar o alcance e a satisfação do material produzido e disponibilizado no canal "Projeto AQuí" no YouTube. O material didático foi elaborado por alunos de graduação, seguindo os passos de pré-produção, produção e pós produção descritos neste trabalho. Através dos indicadores obtidos pelo YouTube Analytics, foi possível verificar o alcance do material produzido, e através dos comentários deixados voluntariamente na página foi possível perceber a satisfação dos espectadores com o material. Com base nas métricas analisadas, o canal "Projeto AQuí" no YouTube cumpre sua proposta de divulgação de material sobre operações laboratoriais, com um alcance nacional e internacional, sendo utilizado por instituições de ensino técnico e de ensino superior.


Palavras-chave: TDIC. Material didático. Tecnologia na educação. Vídeo. Equipamentos de laboratório.

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Biografía del autor/a

Aline Lisbôa Medina, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Quí­mica de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2007), é Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp, tendo experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, análise de alimentos e desenvolvimento e validação de métodos. Durante o pós-doutorado na UFPel (2013-2016) desenvolveu projetos de pesquisa com desenvolvimento de métodos para determinação de metais em diferentes matrizes por técnicas espectrométricas. Atualmente é Técnica de Laboratório/Alimentos e Laticí­nios na Unipampa Campus Itaqui - RS.

Fernanda Macke Hellwig, Universidade Federal do Pampa

Atualmente atua como Técnica de Laboratórios írea Quí­mica na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Itaqui. Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui. Possui graduação em Farmácia e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.

Michel Mansur Machado, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Farmácia e Bioquí­mica com Habilitação em Análises Clí­nicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2002), especialização em Laboratório Clí­nico (2005), MBA em Processos de Aplicações Digitais pela UNOPAR (2019), Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFSM (2007) e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquí­mica Toxicológica) pela UFSM (2010). Atua como Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, onde é o lí­der do Grupo de Imunologia e Genética Aplicada - GIGA e Coordenador do Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (Convênio Ministério da Saúde / Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul / Prefeitura Municipal de Uruguaiana / UNIPAMPA). Realiza trabalhos com a área de Imunomodulação, Biologia Computacional, Imunotoxicidade em linhagens celulares e Imunogenética molecular e diagnóstica, Educomunicação e TICs. Na área de divulgação de Ciência, é o coordenador do PodCast Ciência no Velho Oeste. Possui certificação Google Certified Educator Level 1 (2020 - 2023) para ferramentas digitais da Google for Education.

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Publicado

2022-01-18

Cómo citar

Feijo, A. L. R. ., Medina, A. L., Hellwig, F. M. ., & Machado, M. M. (2022). Ambiente Virtual de Ensino em Laboratórios de Química (AQuí): Expandindo o Ensino no YouTube: . EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1623

Número

Sección

Estudos de Caso