Desafios e Potencialidades de um Curso On-line Sobre Drogas

Autores

  • Francisco José Figueiredo Coelho Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) do IOC/Fiocruz; GT Educação e Drogas do GIEESAA (Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte) https://orcid.org/0000-0003-1522-2995
  • Simone Monteiro IOC/Fiocruz.

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.742

Resumo

O campo de formação de professores na educação básica desenvolveu-se muito nas últimas décadas, atestada pela produção científica sobre o tema. Todavia, ainda persistem lacunas na formação do profissional docente, sobretudo acerca de práticas preventivas sobre drogas. A oferta de formação continuada on-line sobre o assunto é uma possibilidade flexível que atinge um maior número de profissionais por meio das plataformas digitais. Partindo dessa premissa, um curso de atualização sobre drogas para professores foi implementado em 2017, a partir da parceria entre a Fiocruz e a Fundação CECIERJ. O curso buscou instrumentalizar os docentes para lidar com o assunto em sala de aula, tendo como enfoque educativo os princípios da Redução de Danos. Por meio das postagens nos fóruns temáticos e dos questionários respondidos pelos cursistas foi possível identificar diferentes potencialidades e desafios da formação, como a gerência do tempo de estudos frente às demandas profissionais e da vida cotidiana. A condução do curso por uma tutoria acolhedora e dialógica favoreceu a construção de espaços de diálogo e aprendizagem ao longo da formação, bem como a troca de experiências entre os cursistas e a promoção de olhares mais compreensivos acerca do tema.

Palavras-chave: Formação on-line sobre drogas. Redução de danos. Formação continuada de professores. Dificuldades na EaD. Potencialidades da EaD.

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Biografia do Autor

Francisco José Figueiredo Coelho, Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) do IOC/Fiocruz; GT Educação e Drogas do GIEESAA (Grupo Interdisciplinar de Educação, Eletroquímica, Saúde, Ambiente e Arte)

Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF) e Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (UFRJ). Doutorando em Ensino em Biociências e Saúde pela Fiocruz. Tem experiência como Docente na Educação pública básica (SEEDUC/RJ) e superior (UERJ/FFP), nos cursos de Formação inicial e continuada de Professores. Atualmente desenvolve projetos e ações em EaD, sendo Tutor EaD e Pesquisador em Educação sobre Drogas e Educação a Distância. Coordenador e tutor da Formação online Educação, Drogas e Saúde nas escolas.

Simone Monteiro, IOC/Fiocruz.

Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) IOC/Fiocruz.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

Coelho, F. J. F., & Monteiro, S. (2019). Desafios e Potencialidades de um Curso On-line Sobre Drogas. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.742

Edição

Seção

Estudos de Caso