A Institucionalização da Educação a Distância na Rede Federal: Desafios e Perspectivas para os Institutos Federais de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2340

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica., Políticas institucionais de EaD, EAD

Resumo

O artigo explora os desafios e as perspectivas enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no contexto da implementação e institucionalização da Educação a Distância, a partir da experiência vivenciada pelos Institutos Federais – caso Minas Gerais. Utilizando uma abordagem qualitativa de análise de dados documentais, o estudo buscou compreender de que maneira as diretrizes organizacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, aliadas à indução dos programas federais de fomento e ao progresso da sustentabilidade financeira da Educação a Distância impactaram as políticas institucionais para a modalidade, no plano interno da Rede Federal, no estado em questão. Os resultados destacam a evolução significativa na integração da modalidade nas políticas institucionais dessas instituições, revelando, no entanto, um persistente obstáculo: lidar com a dependência do financiamento externo, oriunda das políticas públicas nacionais.

Palavras-chave: EaD. Educação profissional tecnológica. Políticas institucionais de EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos. Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=AMIO0c8AAAAJ ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8336-3645 ResearcherID: C-7838-2012 Grupo Horizonte: www.grupohorizonte.ufscar.br Curso EduTec: http://edutec.ead.ufscar.br CIET: https://ciet.ufscar.br

Referências

ARRUDA, E. P. Reflexões sobre a política nacional de formação de professores a distância e o enfraquecimento da EaD pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Educação, Santa Maria, v. 43, n. 4, p. 823-842, out./dez. 2018.

ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação a Distância no Brasil: Políticas Públicas e democratização do acesso ao Ensino Superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, jul./set. 2015.

BATTESTIN, V. et al. Retrato da institucionalização da EaD na Rede Federal. In: MIRANDA, P. F. M. Análise e financiamentos das políticas públicas. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 66-81.

BATTESTIN, V.; ZAMBERLAN, M. F. Diretrizes para Educação a Distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo histórico. Vitória: Edifes, 2019a.

BATTESTIN, V.; ZAMBERLAN, M. F. Diretrizes para Educação a Distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo estrutural. Vitória: Edifes, 2019b.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DOU, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb Acesso em: 3 jun. 2024.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Institui o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 4, 9 jun. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm Acesso em: 5 jun. 2024.

BRASIL. Congresso Nacional. Decreto nº 7.589, de 26 de outubro de 2011. Institui o Sistema e-Tec Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 3, 27 out. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7589.htm Acesso em: 30 maio 2024.

COMARELLA, R. L. et al. Metadados para o repositório da Rede e-Tec Brasil. Revista em Rede, v. 5, n. 1, p. 86-100, 2018.

FERREIRA, M.; MILL, D. Institucionalização da Educação a Distância no Ensino Superior público brasileiro: desafios e estratégias. In: REALI, A. M. M. R.; MILL, D. (org.). Educação a Distância e Tecnologias Digitais. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 81-102.

MILL, D. Educação a Distância. In: MILL, D. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas: Papirus, 2018. p. 198-203.

MILL, D. Educação a Distância: cenários, dilemas e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 25, n. 59/2, p. 432-454, maio/ago. 2016.

MILL, D.; VELOSO, B. Reflexões sobre a institucionalização da modalidade de Educação a Distância. In: MILL, D.; SANTIAGO, G. (org.). Gestão da Educação a Distância. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021. p. 95-114.

NASCIMENTO, C. O.; RODRIGUES, S. C. Vozes que referenciam os cursos técnicos a distância como uma conquista pessoal e profissional. Revista em Rede, v. 5, n. 1, p. 101-112, 2018.

SILVA, C. T. A. A Agenda da Educação a Distância pública: desafios dos processos de Formulação de Políticas Institucionais para a modalidade no interior da Rede Federal de Minas Gerais. 2022. 412 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

SILVA, G. J. et al. Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo de legislação. Vitória: Edifes, 2020.

Downloads

Publicado

31-01-2025

Como Citar

Silva, C. T. A. da, & Mill, D. (2025). A Institucionalização da Educação a Distância na Rede Federal: Desafios e Perspectivas para os Institutos Federais de Minas Gerais. EaD Em Foco, 15(1), e2340. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2340

Edição

Seção

Estudos de Caso