Hibridização e Educação 4.0 – Perspectivas para o Futuro da EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2245Palavras-chave:
Educação Híbrida, Educação 4.0, Futuro da EducaçãoResumo
Ao analisarmos as perspectivas futuras para a educação a distância, compreendemos que o cenário que se apresenta é o de uma convergência desta modalidade educativa com a educação presencial resultando num processo de educação híbrida. Este ensaio se propõe a uma discussão da educação híbrida como novo campo educativo, criador de novas oportunidades de ensino e aprendizagem mais flexíveis e personalizadas. Por meio de uma discussão teórica, buscamos apresentar conceitos que conectam essa abordagem metodológica aos princípios da chamada Educação 4.0, que se caracteriza pela incorporação das tecnologias da 4ª Revolução Industrial ao processo educativo. Assim, concluímos que a Educação 4.0 é uma proposta que integra plenamente a educação híbrida, sendo uma tendência para o futuro próximo, bem como cria novos espaços que expandem as possibilidades para a aquisição do conhecimento ao longo da vida do indivíduo.
Palavras-chave: Educação híbrida. Educação 4.0. Futuro da educação.
Downloads
Referências
BACICH, L.; MORAN, J. (EDS.). Metodologias ativas para uma educação inovadora uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.
BACICH, L.; TANZI NETO, A..; TREVISANI, F. de M.. Ensino híbrido : personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BRASIL, (INEP). Censo da educação superior: apresentação de resultados. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf – Acesso em: 4 fev. 2024.
BRITO, J. M. DA S. A Singularidade Pedagógica do Ensino Híbrido. EaD em Foco, v. 10, n. 1, 23 jun. 2020.
CARNEIRO, M. L. F.; MACEDO, A. L. Gerações da Educação a Distância (verbete). Em: MILL, D. (Ed.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. 1. ed. [s.l.] Papirus, 2018. p. 294–297.
CHAKA, C. Is Education 4.0 a Sufficient Innovative, and Disruptive Educational Trend to Promote Sustainable Open Education for Higher Education Institutions? A Review of Literature Trends. Frontiers in Education, v. 7, 2022.
DAMIÃO, M. H.; DELGADO, C. “Cenários” para a educação global: um projeto de futuro delineado no passado e afirmado no presente. Revista Espaço Pedagógico, v. 30, p. e14412, 3 abr. 2023.
DE VRIES, M. J. Teaching about Technology: An Introduction to the Philosophy of Technology for Non-philosophers. Países Baixos: Springer Dordrecht, 2005. v. 27.
FAVA, R. Educação para o século XXII a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016.
HORN, M. B.; STAKER, HEATHER. Blended : usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução Maria Cristina Gularte. Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2015.
LEWIS, P. Globalizing the Liberal Arts: Twenty-First Century Education. Em: GLEASON, N. W. (Ed.). Higher Education in the Era of the Fourth Industrial Revolution. Singapura: Palgrave Macmillan, 2018. p. 15–37.
MILL, D. Flexibilidade pedagógica: Espaço, tempo e currículo. 1. ed. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021a.
MILL, D. Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021b.
MILL, D.; CHAQUIME, L. P. Apontamentos sobre a educação híbrida como estratégia educacional para a cultura digital. Em: MILL, D.; SANTIAGO, G. (Eds.). Luzes sobre a Gestão da Educação a Distância : uma visão propositiva. Coleção Estudos sobre Educação e Tecnologias. 1. ed. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021. v. 1p. 274.
MIRANDA, J. et al. The core components of education 4.0 in higher education: Three case studies in engineering education. Computers & Electrical Engineering, v. 93, p. 107278, 1 jul. 2021.
MOLLO-FLORES, M.; DERONCELE-ACOSTA, A. Meaningful Learning: towards a Meta-regulated Learning model in Hybrid Education. XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). Anais... Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). 19 out. 2021.
MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Em: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. DE M. (Eds.). Ensino híbrido : personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27–45.
MORAN, J. Metodologias Ativas para uma aprendizagem mais profunda. Em: BACICH, L.; MORAN, J. (Eds.). Metodologias ativas para uma educação inovadora uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017. p. 34–72.
MUBARAK, Z. K.; SELIMIN, M. A. Significance of Innovative Learning Skills in the Era of Education 4.0. International Journal of Sustainable Construction Engineering and Technology, v. 14, n. 3, p. 339–352, 21 set. 2023.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Back to the Future of Education. [S. l.]: OCDE, 2020. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/content/publication/178ef527-en – Acesso em: 10 mai. 2024.
PENPRASE, B. E. The Fourth Industrial Revolution and Higher Education. Em: GLEASON, N. W. (Ed.). Higher Education in the Era of the Fourth Industrial Revolution. Singapura: Palgrave Macmillan, 2018. p. 207–229.
PEREIRA, V. A. et al. Las Relaciones Enseñanza-Aprendizaje en el Contexto de la Educación Híbrida Post-Covid-19. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 17, n. 1, p. e03105, 4 jan. 2023.
RADOMYSLER, C. N. et al. Ensino híbrido: o futuro que queremos? São Paulo: FGV DIREITO SP, 2023.
SARAIVA, T. Educação a Distância no Brasil: lições da história. Em Aberto, Pontos de vista – O que pensam outros especialistas? v. 16, n. 70, p. 17–27, 1996.
SARTOR, A. S. A EDUCOMUNICAÇÃO NA EAD: INTER-RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO E A COMUNICAÇÃO. Em: FIUZA, P. J.; LEMOS, R. R. (Eds.). Inovação em Educação: Perspectivas do Uso das Tecnologias Interativas. 1. ed. Jundiaí (SP): Paco Editorial, 2018. p. 336.
SCHWAB, K.; DAVIS, N.; NADELLA, S. Shaping the fourth industrial revolution. Geneva: World Economic Forum, 2018.
SILVA, R. R. DA .; SILVA, S. P.. Processos educacionais não presenciais: perspectivas das formas de ensinar e de aprender na atualidade. Educação e Pesquisa, v. 49, p. e251906, 2023.
VELOSO, B. Incorporação orgânica da educação a distância nas universidades públicas. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, p. 405. 2022.
YANG, P.; CHENG, Y. Educational Mobility and Transnationalization. Em: GLEASON, N. W. (Ed.). Higher Education in the Era of the Fourth Industrial Revolution. Singapura: Palgrave Macmillan, 2018. p. 39–64.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.