Hibridização e Educação 4.0 – Perspectivas para o Futuro da EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2245

Palavras-chave:

Educação Híbrida, Educação 4.0, Futuro da Educação

Resumo

Ao analisarmos as perspectivas futuras para a educação a distância, compreendemos que o cenário que se apresenta é o de uma convergência desta modalidade educativa com a educação presencial resultando num processo de educação híbrida. Este ensaio se propõe a uma discussão da educação híbrida como novo campo educativo, criador de novas oportunidades de ensino e aprendizagem mais flexíveis e personalizadas. Por meio de uma discussão teórica, buscamos apresentar conceitos que conectam essa abordagem metodológica aos princípios da chamada Educação 4.0, que se caracteriza pela incorporação das tecnologias da 4ª Revolução Industrial ao processo educativo. Assim, concluímos que a Educação 4.0 é uma proposta que integra plenamente a educação híbrida, sendo uma tendência para o futuro próximo, bem como cria novos espaços que expandem as possibilidades para a aquisição do conhecimento ao longo da vida do indivíduo. 

 

Palavras-chave: Educação híbrida. Educação 4.0. Futuro da educação.

 

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Publicado

19-07-2024

Como Citar

Dias, D. A., & Mill, D. (2024). Hibridização e Educação 4.0 – Perspectivas para o Futuro da EaD. EaD Em Foco, 14(2), e2245. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2245