Educação a Distância e o Curso de Educação Física: Desafios dos Discentes para com a Prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2125

Palavras-chave:

Implicações, Ensino a distância, Educação física

Resumo

Com o passar do tempo, a internet tem ganhado cada vez mais espaço no mundo, não sendo diferente para o meio educacional. Atualmente, os cursos de EAD combinam várias TIC para o discente poder estudar. No currículo do curso de Educação Física licenciatura e bacharelado, existe uma proporção altíssima de demanda prática (derivado de estágios obrigatórios, disciplinas específicas como: natação, futebol, voleibol, anatomia humana, jogos e brincadeiras, danças, lutas etc.), sendo dificultosa e menos exitosa aplicando-se em uma modalidade EAD ou híbrida (semi-presencial). Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar as possíveis implicações que a falta de prática pedagógica traz para os discentes do curso de Educação Física licenciatura e bacharelado na modalidade EAD. A pesquisa classifica-se em sua abordagem como qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório por meio de uma pesquisa de campo. Utilizou-se um questionário aberto e fechado como instrumento para geração dos dados. Como resultados, podemos ressaltar que a falta de prática pedagógica e a falta de carga horária presencial afeta diretamente o rendimento futuro no campo de atuação profissional destes sujeitos. E, o que faz um aluno optar pelo EAD ao invés do presencial é diretamente a relação entre tempo e dinheiro, ou melhor, valor acessível e tempo variável.  

 

Palavras-chave: Ensino a distância. Educação física. Implicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMGÄRTNER, L. V.; RISTOW, L. Desafios e metodologias na atuação dos professores do curso de Educação Física no contexto da pandemia Covid-19. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 20, n. 3, p. 15-22, 2021a.

BAUMGÄRTNER, L. V.; RISTOW, L. Aspectos curriculares do curso de Educação Física: Semelhanças e distanciamentos entre Licenciatura e Bacharelado. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 20, n. 2, p. 15-22, 2021b.

GARCIA, V.; JUNIOR, P. M. C. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Medicina, Ribeirão Preto - SP, v. 3, n. 48, p. 209-213, 2015.

GIL, A. C. Métodos de Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

HACK, J. R. Introdução à Educação a Distância. Florianópolis (SC), Licenciatura em Letra, Português na modalidade à distância. LLV/CCE/UFSC, 2011. 126p.

RONCHI, S. H.; ENSSLIN, S. R.; REINA, D. R. M. Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação a distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Anais do Encontro de Administração da Informação, Porto Alegre - RS, 3º caderno, 2011.

Downloads

Publicado

10-10-2024

Como Citar

Baumgärtner, L. V. (2024). Educação a Distância e o Curso de Educação Física: Desafios dos Discentes para com a Prática. EaD Em Foco, 14(1), e2125. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2125

Edição

Seção

Estudos de Caso