Educação a Distância e o Curso de Educação Física: Desafios dos Discentes para com a Prática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2125Palabras clave:
Implicações, Ensino a distância, Educação físicaResumen
Com o passar do tempo, a internet tem ganhado cada vez mais espaço no mundo, não sendo diferente para o meio educacional. Atualmente, os cursos de EAD combinam várias TIC para o discente poder estudar. No currículo do curso de Educação Física licenciatura e bacharelado, existe uma proporção altíssima de demanda prática (derivado de estágios obrigatórios, disciplinas específicas como: natação, futebol, voleibol, anatomia humana, jogos e brincadeiras, danças, lutas etc.), sendo dificultosa e menos exitosa aplicando-se em uma modalidade EAD ou híbrida (semi-presencial). Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar as possíveis implicações que a falta de prática pedagógica traz para os discentes do curso de Educação Física licenciatura e bacharelado na modalidade EAD. A pesquisa classifica-se em sua abordagem como qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório por meio de uma pesquisa de campo. Utilizou-se um questionário aberto e fechado como instrumento para geração dos dados. Como resultados, podemos ressaltar que a falta de prática pedagógica e a falta de carga horária presencial afeta diretamente o rendimento futuro no campo de atuação profissional destes sujeitos. E, o que faz um aluno optar pelo EAD ao invés do presencial é diretamente a relação entre tempo e dinheiro, ou melhor, valor acessível e tempo variável.
Palavras-chave: Ensino a distância. Educação física. Implicações.
Descargas
Citas
BAUMGÄRTNER, L. V.; RISTOW, L. Desafios e metodologias na atuação dos professores do curso de Educação Física no contexto da pandemia Covid-19. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 20, n. 3, p. 15-22, 2021a.
BAUMGÄRTNER, L. V.; RISTOW, L. Aspectos curriculares do curso de Educação Física: Semelhanças e distanciamentos entre Licenciatura e Bacharelado. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 20, n. 2, p. 15-22, 2021b.
GARCIA, V.; JUNIOR, P. M. C. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Medicina, Ribeirão Preto - SP, v. 3, n. 48, p. 209-213, 2015.
GIL, A. C. Métodos de Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.
HACK, J. R. Introdução à Educação a Distância. Florianópolis (SC), Licenciatura em Letra, Português na modalidade à distância. LLV/CCE/UFSC, 2011. 126p.
RONCHI, S. H.; ENSSLIN, S. R.; REINA, D. R. M. Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação a distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Anais do Encontro de Administração da Informação, Porto Alegre - RS, 3º caderno, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.