Educação a Distância e o Curso de Educação Física: Desafios dos Discentes para com a Prática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2125

Palabras clave:

Implicações, Ensino a distância, Educação física

Resumen

Com o passar do tempo, a internet tem ganhado cada vez mais espaço no mundo, não sendo diferente para o meio educacional. Atualmente, os cursos de EAD combinam várias TIC para o discente poder estudar. No currículo do curso de Educação Física licenciatura e bacharelado, existe uma proporção altíssima de demanda prática (derivado de estágios obrigatórios, disciplinas específicas como: natação, futebol, voleibol, anatomia humana, jogos e brincadeiras, danças, lutas etc.), sendo dificultosa e menos exitosa aplicando-se em uma modalidade EAD ou híbrida (semi-presencial). Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar as possíveis implicações que a falta de prática pedagógica traz para os discentes do curso de Educação Física licenciatura e bacharelado na modalidade EAD. A pesquisa classifica-se em sua abordagem como qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório por meio de uma pesquisa de campo. Utilizou-se um questionário aberto e fechado como instrumento para geração dos dados. Como resultados, podemos ressaltar que a falta de prática pedagógica e a falta de carga horária presencial afeta diretamente o rendimento futuro no campo de atuação profissional destes sujeitos. E, o que faz um aluno optar pelo EAD ao invés do presencial é diretamente a relação entre tempo e dinheiro, ou melhor, valor acessível e tempo variável.  

 

Palavras-chave: Ensino a distância. Educação física. Implicações.

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Citas

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Publicado

2024-10-10

Cómo citar

Baumgärtner, L. V. (2024). Educação a Distância e o Curso de Educação Física: Desafios dos Discentes para com a Prática. EaD Em Foco, 14(1), e2125. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2125

Número

Sección

Estudos de Caso