A Institucionalização da Educação a Distância na Rede Federal: Desafios e Perspectivas para os Institutos Federais de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2340Palabras clave:
Educação profissional e tecnológica., Políticas institucionais de EaD, EADResumen
O artigo explora os desafios e as perspectivas enfrentados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no contexto da implementação e institucionalização da Educação a Distância, a partir da experiência vivenciada pelos Institutos Federais – caso Minas Gerais. Utilizando uma abordagem qualitativa de análise de dados documentais, o estudo buscou compreender de que maneira as diretrizes organizacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, aliadas à indução dos programas federais de fomento e ao progresso da sustentabilidade financeira da Educação a Distância impactaram as políticas institucionais para a modalidade, no plano interno da Rede Federal, no estado em questão. Os resultados destacam a evolução significativa na integração da modalidade nas políticas institucionais dessas instituições, revelando, no entanto, um persistente obstáculo: lidar com a dependência do financiamento externo, oriunda das políticas públicas nacionais.
Palavras-chave: EaD. Educação profissional tecnológica. Políticas institucionais de EaD.
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