Ensinando Cuidando: Desafios e Inovações para um EaD Acessível e Inclusivo na Formação em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2592

Palavras-chave:

Educação, Formação em Saúde, Educação a Distância, Inclusão, Acessibilidade Digital.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre os desafios e as possibilidades de construção de uma educação a distância acessível e inclusiva na formação em saúde. Fundamentado em abordagem teórico-conceitual, o estudo discute a importância de incorporar o cuidado como eixo pedagógico da EaD, articulando os princípios da inclusão, da equidade e da justiça social. Parte-se da compreensão de que a acessibilidade digital é um direito e um critério de qualidade educacional, e que sua ausência compromete a permanência e o sucesso acadêmico de diferentes sujeitos, especialmente pessoas com deficiência, residentes em territórios periféricos e profissionais com baixa proficiência tecnológica. A partir de três eixos analíticos — cuidado na educação digital, acessibilidade e interseccionalidade, e inovações pedagógicas — o artigo problematiza práticas excludentes ainda comuns em cursos virtuais na área da saúde e propõe caminhos para a construção de ambientes mais humanos, sensíveis e plurais. Defende-se que a inovação na EaD não deve se restringir a avanços tecnológicos, mas considerar transformações éticas e institucionais que envolvam escuta ativa, desenho universal para aprendizagem, capacitação docente e políticas educacionais que priorizem o acolhimento da diferença. Conclui-se que ensinar na saúde é também cuidar, e que uma EaD verdadeiramente transformadora deve acolher a diversidade como elemento constitutivo da formação, tornando-se espaço de inclusão, compromisso e emancipação.

 

Palavras-chave: Educação. Formação em saúde. Educação a distância. Inclusão. Acessibilidade digital.

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Biografia do Autor

Viviane Cristina Vieira da Silva, Hospital Universitário Lauro Wanderley

Hospital Universitário Lauro Wanderley

Annelissa Andrade Virginio de Oliveira, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)-Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW)/ Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Douglas Bento das Chagas, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Enfermeiro do Hospital das Clínicas-HC-UFPE/Ebserh. Mestre em Ciências da Saúde -UFPEL. Especialista em Educação em Enfermagem -UFPE.

Amanda Lívia Coelho de Assis, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), UF, Brasil

Kelly Cristina Encide de Vasconcelos Donadai, Universidade de Marilia

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marilia (FAMEMA), 2001. Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), 2006. Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação (ESAP), 2007. Especialização em Docência em Ensino Superior pela Universidade de Marília (UNIMAR), 2024. Mestrado Profissional em Enfermagem pela Unesp de Botucatu, 2010. Atualmente é docente nos cursos de Medicina e Enfermagem na Universidade de Marília (UNIMAR). Docente nos cursos de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Enfermagem em Urgência e Emergência na Universidade de Marília (UNIMAR). Enfermeira supervisora da Urgência e Emergência na Secretaria Municipal de Saúde de Marília.

Mellina Miranda de Brito Silva Pereira, Prefeitura Municipal de Pocinhos

Graduação em Enfermagem.

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Publicado

28-08-2025

Como Citar

Silva, V. C. V. da, Oliveira, A. A. V. de, Chagas, D. B. das, Assis, A. L. C. de, Donadai, K. C. E. de V., & Pereira, M. M. de B. S. (2025). Ensinando Cuidando: Desafios e Inovações para um EaD Acessível e Inclusivo na Formação em Saúde. EaD Em Foco, 15(2), e2592. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2592