Ensinando Cuidando: Desafios e Inovações para um EaD Acessível e Inclusivo na Formação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i2.2592Palavras-chave:
Educação, Formação em Saúde, Educação a Distância, Inclusão, Acessibilidade Digital.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre os desafios e as possibilidades de construção de uma educação a distância acessível e inclusiva na formação em saúde. Fundamentado em abordagem teórico-conceitual, o estudo discute a importância de incorporar o cuidado como eixo pedagógico da EaD, articulando os princípios da inclusão, da equidade e da justiça social. Parte-se da compreensão de que a acessibilidade digital é um direito e um critério de qualidade educacional, e que sua ausência compromete a permanência e o sucesso acadêmico de diferentes sujeitos, especialmente pessoas com deficiência, residentes em territórios periféricos e profissionais com baixa proficiência tecnológica. A partir de três eixos analíticos — cuidado na educação digital, acessibilidade e interseccionalidade, e inovações pedagógicas — o artigo problematiza práticas excludentes ainda comuns em cursos virtuais na área da saúde e propõe caminhos para a construção de ambientes mais humanos, sensíveis e plurais. Defende-se que a inovação na EaD não deve se restringir a avanços tecnológicos, mas considerar transformações éticas e institucionais que envolvam escuta ativa, desenho universal para aprendizagem, capacitação docente e políticas educacionais que priorizem o acolhimento da diferença. Conclui-se que ensinar na saúde é também cuidar, e que uma EaD verdadeiramente transformadora deve acolher a diversidade como elemento constitutivo da formação, tornando-se espaço de inclusão, compromisso e emancipação.
Palavras-chave: Educação. Formação em saúde. Educação a distância. Inclusão. Acessibilidade digital.
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