Aprendizagem Significativa na Educação a Distância: um Estudo sobre as Práticas Docentes no Diagnóstico dos Conhecimentos Prévios de Alunos de Licenciatura em Informática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2242Palavras-chave:
Conhecimentos previos, Prática docente, Aprendizagem significativa, Educação a distânciaResumo
Este estudo aborda a importância do diagnóstico dos conhecimentos prévios na promoção da aprendizagem significativa, destacando sua função vital na conexão entre novos conhecimentos e esquemas cognitivos existentes. O foco foi investigar se professores que atuam em um curso superior em Educação a Distância (EaD) realizam tal diagnóstico e como o implementam. Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, foram encontradas evidências de que, embora existam possibilidades de promover a aprendizagem significativa na EaD por meio de ferramentas interativas do Moodle, os professores destacaram que a demora na comunicação e a rigidez na estrutura dos conteúdos podem dificultar a prática do diagnóstico e a elaboração de um material potencialmente significativo para os alunos. Esses resultados ressaltam a necessidade de estratégias pedagógicas adaptativas para garantir uma abordagem eficaz na EaD.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Conhecimentos prévios. Educação a distância. Prática docente.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dSsTzcBQV95VGCf6GJbtpLy/?format=pdf&lang=pt - Acesso em 20 de fev. 2024.
ARETIO, L. G. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel, 2002.
AUSUBEL, D.P. (2000). The Acquisition and Retention of Knowledge: A cognitive View. Boston: Kluwer Academic Publishers.
AUSUBEL, D.P; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana. 1980.
BERTOLINO FILHO, J. Motivação. Campinas, SP: Alínea, 2000.
BELLONI, M. Educação a Distância. 7ª edição. São Paulo: Autores Associados, 2015.
BEHAR, P. A. (Org). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BRASIL. Lei n. 9.394 de 17 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CARMO, R. O S.; FRANCO, A. P. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educ. rev. [online]. vol.35, 2019, https://doi.org/10.1590/0102-4698210399 - Acesso em 20 de fev. 2024.
LEIVA, W. D. Um modelo de hipertexto para apoio ao ensino mediado pela web. Tese (Doutorado em Ciência de Computação e Matemática computacional) – Instituto de Ciência Matemática e de computação, Universidade de São Paulo. São Carlos: USP, p. 354, 2003.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MONTEIRO, S. A. S.(org.) Redes de aprendizagem na EaD. São Paulo: Atena, 2019.
NOBRE, I. A. M. Docência coletiva: saberes e fazeres na Educação a Distância. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, p. 275 . 2013.
NEVADO R. A.; CARVALHO, M. J. S.; E MENEZES, C. S. Inovações na formação de professores na modalidade a distância. Educação Temática Digital. v. 10 n. 2, 2009. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/994 - Acesso em 20 de fev. 2024.
PIMENTEL, F. S. C. Interação on-line: um desafio da tutoria. Maceió: EDUFAL, 2013.
PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. 2ª Ed. rev. Cuiabá: EduFMT, 2011.
PUERTA, A. A.; AMARAL, R. M. Comparação da educação presencial com a educação à
distância através de uma pesquisa aplicada. SNBU: São Paulo. XV SEMINÁRIO NACIONAL
DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. 30 Anos. 2008. São Paulo. Disponível em:
http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2866.pdf - Acesso em: 04 mar. 2023.
PACHECO, F.; SARDINHA, P. C. D. A importância do tutor em ambientes de ensino-aprendizagem e ferramentas de avaliação em EaD. Comunicação & Mercado, Dourados, v.4, n. 10, p. 142-150, jul./dez. 2015.
MOREIRA, M. A e MASINI, E. F. S. (Orgs.). Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008, p.15-44.
SATHLER, L.; JOSGRILBERG, F.; AZEVEDO, A. B. Educação a Distância: uma trajetória colaborativa. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.
TONELLI, E. Aprendizagem significativa no ensino a distância: Um estudo na percepção de professores e de estudantes do Curso de Licenciatura em Informática. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem). Universidade Estadual Norte Fluminense. Campos de Goytacazes. P. 229. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.