Romances Gráficos e Formações em CienciArte – Estudo de Caso a partir de um Curso de Extensão EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2238

Palavras-chave:

Educação a distância, Interdisciplinaridade, Artes sequenciais, Formação profissional

Resumo

Para enfrentar as atuais dificuldades no ensino, precisamos utilizar meios eficientes de comunicação e atrativos ao seu público-alvo. Cursos de extensão se mostram como potentes ferramentas para atuar nessas questões e, se criados em formatos online, podem ampliar e enriquecer os debates. Quando utilizam abordagens como a CienciArte, podem tornar o aprendizado prazeroso e interdisciplinar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir as contribuições dos romances gráficos na construção de curso de extensão virtual em CienciArte com foco em discussões no ensino em biociências e saúde. O curso, denominado SASN - Saúde, Ambiente e Sociedade em Narrativa foi ofertado, em 2023, a duas turmas, atendendo um total de 47 participantes. A formação teve 8 encontros síncronos (Google Meet) e atividades assíncronas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (Campus Virtual Fiocruz). Os participantes eram das regiões sudeste (39), norte (4) e nordeste (4), com diferentes faixas etárias e, predominantemente, estudantes de licenciatura (21) e professores (17) das áreas de Ciências da natureza e saúde (40). Antes da formação, 22 pessoas informaram ter hábitos de leitura de histórias em quadrinhos e romances gráficos e, ao final, 33 relatam que ampliaram ou passaram a ter tal prática. Revelando que as atividades oferecidas cumpriram papel social e cultural além de discussões teóricas. Percebemos também boa aceitação em aspectos como temas discutidos, ferramentas e metodologias. Assim, SASN se mostrou uma ação lúdica, interdisciplinar e de formação complementar. Na qual almejamos ofertá-la à novos públicos e consolidar nossa metodologia, para futura (re)configuração no formato autoinstrucional. 

 

Palavras-chave: Educação a distância. Interdisciplinaridade. Artes sequenciais. Formação profissional. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO-JORGE, T. C. et al. CienciArte© no Instituto Oswaldo Cruz: 30 anos de experiências na construção de um conceito interdisciplinar. Ciência e Cultura, 70(2), p. 25-34, 2018.

BORGES, M. S. Comunicando a cidade em quadrinhos: do narrar ao fabular nos romances gráficos de Will Eisner. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação).

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Única. 2023. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-unica/saude-unica - Acesso em: 21 jan. de 2024.

BUNZEN, C.; ALBERTIN, M. E.; AMORIM, L. F. Construção de materiais didáticos para jovens do ensino secundário brasileiro. In: PINTO, H. G. et al. Investigação, Práticas e Contextos em Educação. E-Book. 2020. Disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/25410/2/PV%20-%20LIVRO%20IPCE2020_final-3.pdf - Acesso em: 09 jan. de 2024.

DINIZ, A. Revolta da Vacina. DarkSide. 2021.

ECO, U. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva. 2015.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes. 1989.

FERREIRA, R. F. et al. Baú de Portinari: aplicabilidade na promoção da autonomia e criatividade durante a formação de professores de ciências. In: COMARÚ, M. W.; KAUARK, F. S.; GONÇALVES N. T. L. P. (Orgs.). Ensinando a ensinar ciências volume II: Discutindo práticas inclusivas. Vitória: Edifes. 2022.

FIGUEIRA, D. A. Romance Gráfico e discursos sobre o amadurecimento das histórias em quadrinhos. Atas da 2ª Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos. Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo. 2013.

FORPROEX: Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão e a flexibilidade curricular: uma visão da extensão: Porto Alegre: UFRGS, 2006. Disponível em http://www.renex.org.br/documentos/ColecaoExtensao-Universitaria/04-Indissociabilidade-Ensino-Pesquisa-Extensao/Indissociabilidade-eFlexibilizacao.pdf - Acesso em: 15 jan. de 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra. 2006.

GLAT, R.; PLETSCH, M. D. O papel da Universidade no contexto da política de Educação Inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, 23(38), p. 345-356, 2010.

GÓES, G.; MIRANDA, A. Mapinguari. São Paulo: FTD Educação. 2021.

GONÇALVES, V. D. P. L.; PORTUGAL, A. S.; MORAES, V. S. Entre cores e tintas naturais: desdobramentos dos pigmentos vegetais para o ensino de botânica e arte. Experiências em Ensino de Ciências, 17(2), p. 349-367. 2022.

HERSKOVIC, C. Uma visão sobre a graphic novel Habibi de Craig Thompson. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte, 19 (1), p. 93-110. 2020.

HYPOLITO, A. M. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Revista Práxis Educacional, 17(46), p. 35-52, 2021.

LIMA, P. S. et al. Produzindo um Podcast sobre a obra O velho e o mar: letramento literário através do romance de Ernest Hemingway e da Graphic Novel de Thierry Murat. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 9 (1). 2021.

LOPES, E. P.; COSTA, W. N. G. Contribuições da extensão universitária à formação docente. Encontro Nacional de Educação Matemática, 12, p. 1-10, 2016.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes. 1995.

MACHADO, L. C. As narrativas intermidiáticas e enviesadas do Romance Gráfico Aqui de Richard McGuire. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras).

MARTINEZ, D. M. et al. A extensão universitária como reflexão e construção de práticas educativas contemporâneas no contexto da soberania e segurança alimentar e nutricional. Revista Brasileira de Agroecologia, 18(6), p. 833-842. 2023.

MARUXO, H. B. et al. Webquest e história em quadrinhos na formação de recursos humanos em Enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, p. 68-74. 2015.

McCLOUD, S. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books. 2005.

MOREIRA, J. A. M.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, 34, p. 351-364, 2020.

NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista histedbr on-line, 10(39), p. 225-249, 2010. https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639728 - Acesso em: 11 jan. de 2024.

PEETERS, F. Pílulas Azuis. São Pauli: Nemo. 2015.

PEREIRA, F.; MERCADO, L. P. L.; COSTA, C. J. de S. A. Interação Utilizando Estratégias Didáticas Colaborativas no Ensino Online Emergencial. EaD Em Foco, 12(2), 2022. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1723 - Acesso em: 13 jan. de 2024.

PLETSCH, M. D.; GLAT, R. O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica. Revista Iberoamericana de Educación, 41, p. 1-11, 2007.

RODRIGUES, R. P. P.; CRUZ, G. B. (Dis)posições para a formação docente em um curso de pedagogia: contribuições da extensão universitária. Educação e Pesquisa, 49, 2023. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349251676 - Acesso em: 15 jan. de 2024.

ROOT-BERNSTEIN, R. et al. ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future. Leonardo. 44(3), p. 192, Cambridge: MIT Press, 2011.

SILER, T. The ArtScience Program for Realizing Human Potential. LEONARDO, 44(5), p. 417–424, 2011.

SILVA, E. P.; COSTA, A. B. Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia: o caso Níquel Náusea no ensino da teoria evolutiva. Alexandria, 9 (1), pp. 56-63. 2015. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p163 - Acesso em: 01 fev. de 2024.

SILVA, G. G.; ALMEIDA, J. Q. Maus e o uso de uma HQ no ensino. Revista Científica do Centro Universitário de Jales XI Edição, p. 68. 2020.

SILVA, J. G. Histórias em quadrinhos para o ensino de ciências da natureza: construção de uma proposta para o ensino de ecologia de serpentes. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Pernambuco. 2022.

SILVA, T. M.; DIAS, S. M. “A revolução dos bichos”, de George Orwell: Graphic novel e novas formas de ler um clássico literário. Revista Philologus, 28 (84), p. 236-243. 2022.

THOMPSON, C. Habibi. São Paulo: Quadrinhos na Cia. 2012.

VIEIRA, E. F.; ABIBI, M. L. Histórias em quadrinhos e formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas? Anais do XI ENPEC. 2017.

VIVIAN, R. L. et al. Mineração de dados educacionais e análise de sentimentos em ambientes virtuais de aprendizagem: um mapeamento sistemático. EAD em Foco. 12(2), p. 1-15. 2022. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1786 - Acesso em: 16 jan. de 2024.

Downloads

Publicado

08-11-2024

Como Citar

Moraes, V., Araujo-Jorge, T., & Ferreira, R. R. (2024). Romances Gráficos e Formações em CienciArte – Estudo de Caso a partir de um Curso de Extensão EaD: . EaD Em Foco, 14(2), e2238. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2238

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)