Licenciatura em Matemática a Distância & Tecnologias Digitais: Percepções de Egressos, Tutores e Professores

Carla Denize Ott Felcher, Vanderlei Folmer

Resumo


O objetivo deste estudo é apresentar e analisar as percepções de egressos, de tutores e de professores de um curso de licenciatura em Matemática sobre o uso de tecnologias digitais, bem como a importância delas no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi predominantemente qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com treze participantes. Posteriormente, os dados produzidos foram tratados com o método de análise de conteúdo. Como principal resultado, destaca-se a percepção dos participantes de que o uso das tecnologias digitais é importante na formação, colaborando para que eles a utilizem em suas práticas educativas. Essa percepção foi identificada nesta pesquisa, visto que os egressos vivenciaram na sua formação práticas com tecnologias digitais e as utilizam para ensinar Matemática, em especial o software GeoGebra. Conclui-se que, mesmo com uma formação perpassada por tecnologias digitais, não há garantia de que elas sejam utilizadas como potencializadoras do processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologia digital. Licenciatura em Matemática a Distância. Formação de Professores.

 


Graduation in Mathematics at a Distance & Digital Technologies: Perceptions of Graduates, Tutors and Teachers

Abstract


This study aims to present and analyze the perceptions of graduates, tutors, and teachers of a Mathematics degree course on the use of digital technologies, as well as their importance in mathematics teaching. The methodology adopted was predominantly qualitative, through semi-structured interviews conducted with thirteen participants. Subsequently, the data produced was treated using the content analysis method. The main result is the participants' perception of the importance of digital technologies in their training, helping them to use it in educational practices. This perception was identified in this research since the graduates experienced in their training practices with digital technologies and use them to teach mathematics, especially the GeoGebra software. The conclusion is that, even with training supported by digital technologies, there is no guarantee that graduates will be using them as enhancers in the teaching and learning process.


Keywords: Digital Technology. Mathematics Degree at a Distance. Teacher training.


Palavras-chave


Tecnologia digital. Licenciatura em Matemática a Distância. Formação de Professores.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, H.; BORBA, M. C. As Pesquisas Sobre a Licenciatura em Matemática na Universidade Aberta do Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 2015.

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. LDA, 2009.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.

BORBA, M. C. et al. Educação a Distância Online. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BORBA, M. C; SILVA, R. S. R; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BORBA, M. C; ALMEIDA, H. R. F. L; GRACIAS, T. A. S. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte; Autêntica, 2018.

CYRINO, M. C. C. T.; BALDINI, L. A. F. Software GeoGebra na Formação de Professores de Matemática–uma visão a partir de dissertações e teses. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 42-61, 2012.

DOMINGUES, N. S.; BORBA, M. C. Compreendendo o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 15, n. 18, p. 47-68, 2018.

DRON, J. Inovação e mudança: mudando como mudamos. In.: ZAWACKI-RICHTER, O; ANDERSON, T. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015, p. 243 –273.

FELCHER, C. D. O; BIERHALZ, C. D. K; DIAS, L. F. Construindo Maquetes-Uma Estratégia Didática Interdisciplinar no Eixo Geometrias: Espaço e Forma. EaD em Foco, v. 5, n. 2, 2015.

FELCHER, C. D. O. et al. Produzindo vídeos, construindo conhecimento: Uma investigação com acadêmicos da Matemática da Universidade Aberta do Brasil. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, 2017.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 917-938, dez. 2013.

GARCIA, M. F et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 79-87, 2011.

GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

HICKS, M. Formação de professores e apoio ao corpo docente. In.: ZAWACKI-RICHTER, O; ANDERSON, T. Educação a distância online: construindo uma agenda de pesquisa. São Paulo: Artesanato Educacional, 2015, p. 275 – 294.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PONTE, J. P. As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores. In. PONTE, J. P. (Org.). A formação para a integração das TIC na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Porto: Porto Editora, 2002.

PROCÓPIO, E. R. Tecnologia e formação de professores: implicações da Educação a distância. Curitiba: Appris, 2017.

ROLKOUSKI, E. Tecnologias no ensino da matemática. Curitiba: InterSaberes, 2012.

ROSA, M.; CALDEIRA, J. P. S. Conexões Matemáticas entre Professores em Cyberformação Mobile: como se mostram? Bolema [online]. 2018, vol.32, n.62, pp.1068-1091.

SO, W. et al. The interactive use of a video database in teacher education: Creating a knowledge base for teaching through a learning community. Computers & Education, v. 53, n. 3, p. 775-786, 2009.

VALENTE, J. A. Cursos de especialização em desenvolvimento de projetos pedagógicos com o uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.




DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.884



Direitos autorais 2019 EAD EM FOCO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidades consorciadas