Deu Match: Tecnologias e Desenvolvimento Acadêmico na Percepção de Estudantes de Administração da Modalidade EaD em um Projeto de Extensão
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2492Palavras-chave:
TICs, CEDERJ, Ensino a distância, Ensino superior, Atividade de extensãoResumo
O aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino superior é um desafio constante, sobretudo no contexto da Educação a Distância (EaD). Essa modalidade requer meios eficazes de ensino-aprendizagem com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que promovam autonomia e pensamento crítico aos estudantes. Com base nesse raciocínio, este estudo analisou como as TICs contribuem para o desenvolvimento acadêmico extensionista de estudantes de Administração do Consórcio de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). A pesquisa utilizou a Teoria Ator-Rede como referencial teórico e a análise de conteúdo categorial aplicada a 17 entrevistas semiestruturadas. Em seus relatos os estudantes destacaram a função das TICs no apoio às atividades acadêmicas – seja pelo uso de sites e softwares amplamente conhecidos, como YouTube, Google Meet e Zoom – seja pela adoção de aplicativos menos explorados na literatura, como Google Keep e Google Calendar. Também foi observado o impacto da inteligência artificial, exemplificada pelo ChatGPT, na realização de tarefas educacionais. Os principais resultados indicam que as TICs facilitam a produção acadêmica, ampliam o acesso a informações educacionais e promovem interações entre estudantes e professores. A análise dessas categorias contribui, de forma prática e teórica, para compreender a necessidade de integrar tecnologias utilizadas com frequência pelos estudantes em seu cotidiano, além de aprofundar o entendimento sobre as múltiplas aplicações das TICs nas atividades de extensão à distância.
Palavras-chave: TICs. Ensino a distância. Ensino superior. CEDERJ. Atividade de extensão.
Downloads
Referências
ADARKWAH, M. “I’m not against online teaching, but what about us?”: ICT in Ghana post Covid-19. Education and information technologies, v. 26, n. 2, p. 1665-1685, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10331-z Acessado em: 1 fev. 2025.
ALMEIDA, J. Textos Gerados por Inteligência Artificial e suas Implicações no EAD. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e2083-e2083, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2083 Acessado em: 23 jan. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo / SP: Almedina Brasil, 2016.
BORTOLAZZO, S. Uma análise sobre o WhatsApp e suas relações com a educação: dos aplicativos às tecnologias frugais. Revista Pedagógica, v. 22, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4539 Acessado em: 8 jan. 2025.
CALVOSA et al. Um ensaio sobre inovação gerencial e TICs em organizações competitivas. International Journal of Scientific Management and Tourism, v. 10, n. 3, p. e963-e963, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.55905/ijsmtv10n3-041 Acessado em: 14 jan. 2025.
CALVOSA, M. et al. PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES: coaching, mentoring e carrer counseling. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Semead XXVI, FEA-USP, 2021. Disponível em: https://login.semead.com.br/24semead/anais/arquivos/436.pdf? Acessado em: 3 maio 2025.
CALVOSA, M.; KRAKAUER, P. FLUXO DE RETÓRICAS PARA A SELEÇÃO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: avaliação do modelo por especialistas para o desenvolvimento profissional autodirigido e para a construção de carreira. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Semead XXVI, FEA-USP, 2022. Disponível em: https://login.semead.com.br/25semead/anais/arquivos/1791.pdf? Acessado em: 3 maio 2025.
COPPI, M. et al. O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, v. 17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19842.055 Acessado em: 8 jan. 2025.
D'ESPOSITO, M.; GATNER, S. Inteligência artificial no ensino-aprendizagem de línguas. The Especialist, v. 45, n. 3, p. 134-153, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e63941 Acessado em: 14 jan. 2025.
DIAS-TRINDADE, S.; QUINTAL, M.; PAULO, N. “Inteligências artificiais não substituem o papel do professor”- ChatGPT em entrevista. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 10, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.960 Acessado em: 8 jan. 2025.
ENCONTRO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO (Emprad). EMPRAD edição 2024. Disponível em: https://emprad.org.br/programacao/ Acessado em: 23 jan. 2025.
FERREIRA, M.; RURATO, P.; CALVOSA, M. Habilidades Digitais e Habilidades Digitais do Século 21 – Uma análise bibliométrica. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Semead XXVI, FEA-USP, 2021. Disponível em: https://login.semead.com.br/24semead/anais/arquivos/1999.pdf? Acessado em: 3 maio 2025.
FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão. EaD em Foco, v. 14, n. 2, p. e2255-e2255, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255 Acessado em: 20 jan. 2025.
FORTUNATO et al. Como atrair e motivar estudantes da modalidade EaD em projetos de extensão. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 11, 2024. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1101 Acessado em: 28 abr. 2025.
FORTUNATO, W.; CALVOSA, M. Um ensaio teórico sobre rotatividade de colaboradores e seus impactos em grandes organizações privadas. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Semead XXVI, FEA-USP, 2023. Disponível em: https://login.semead.com.br/26semead/anais/arquivos/922.pdf?Acessado em: 3 maio 2025.
FORTUNATO et al. ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DA MODALIDADE EAD: Relato Técnico de um Projeto de Extensão Universitária no Rio de Janeiro. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração - EMPRAD, FEA-USP, 2024. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/10/anais/arquivos/115.pdf Acessado em: 3 maio 2025.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2023.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2021.
GOOGLE PLAY STORE. Google Keep: notas e listas. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.keep&hl=pt_BR&pli=1 Acessado em: 1. fev. 2025.
GOOGLE LL. Google Keep: Não importa onde você esteja, suas ideias estão guardadas. Disponível em: https://www.google.com.br/keep/ Acessado em: 1. Fev. 2025.
INFANTE-VILLAGRÁN et al. Aplicaciones que emplean y recomendaciones que entregan docentes universitarios para la autorregulación del aprendizaje en contexto de la pandemia por COVID-19. Texto Livre, v. 14, n. 3, p. e33027, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33027 Acessado em: 20 jan. 2025.
INTERNET GRATUITA PARA ALUNOS E TUTORES DA FUNDAÇÃO CECIERJ: VEJA C
OMO RETIRAR SEU CHIP. Fundação Cecierj, Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2024/10/29/internet-gratuita-para-alunos-e-tutores-da-fundacao-cecierj-veja-como-retirar-seu-chip Acessado em: 1 fev. 2025.
JIN et al. High Heels, Compass, Spider-Man, or Drug? Metaphor Analysis of Generative Artificial Intelligence in Academic Writing. Computers & Education, v. 2338, p. 105248, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2025.105248 Acessado em: 1 fev. 2025.
KRAKAUER, P.; CALVOSA, M.; LEITE, R. ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DA MODALIDADE EAD: MENTORIAS SPOT: RELATO TÉCNICO SOBRE A PROPOSTA DE UNIR ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração - EMPRAD, FEA-USP, 2022. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/8/anais/arquivos/24.pdf Acessado em: 3 maio 2025.
LESSA, B.; LEITÃO, D.; SILVA, T. Tecnologia digital e educação continuada: o projeto de extensão sala aberta em tempos pandêmicos. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 171-186, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912 Acessado em: 23 jan. 2025.
LIÃO et al. A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais: a Perspectiva de um Curso de Extensão Universitária atrelado à Formação Inicial. EaD em Foco, v. 13, n. 1, e2035, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2035 Acessado em: 8 jan. 2025.
LIMA, S.; MENDES, E. Whatsapp e fake news no ensino de língua inglesa em uma escola pública do interior do estado do Ceará. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 182-200, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24889 Acessado em: 14 jan. 2025.
MELLO et al. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736 Acessado em: 1 jan. 2025.
MENDES, E.; LIMA, S. Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês: avaliação de uma proposta de ensino na escola pública. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 72-89, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4026 Acessado em: 14 jan. 2025.
MUSSI, R.; FLORES, F.; ALMEIDA, C. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 Acessado em: 22 jan. 2025.
PAZ, D.; CORONA, H. A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 16-31, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rts.v17n49.13852 Acessado em: 25 jan. 2025.
PIMENTEL, C.; PIRES, T. Treinamento e análise de um modelo de tradução automática baseado em Transformer. Texto Livre, v. 17, p. e49118, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.49118 Acessado em: 24 jan. 2025.
POLONIA, A.; SANTOS, M. Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e217461, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217461 Acessado em: 26 jan. 2025.
PRÁ, R.; ANTONELLO, C. S. Como Realidades são Enactadas por Meio de Dados? Análise das Práticas e Saberes dos Profissionais que Trabalham com Dados à Luz da Teoria Ator-Rede. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 24, p. 294-311, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i2.4169 Acessado em: 2 jan. 2025.
QUEIROZ et al. RELATO TÉCNICO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM PEQUENA EMPRESA: DEFINIÇÕES ACADÊMICAS, ESTRATÉGIAS GERENCIAIS E DECISÕES EMPREENDEDORAS. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração - EMPRAD, FEA-USP, 2022. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/8/anais/arquivos/96.pdf Acessado em: 3 maio 2025.
RICARDO MENDANHA PIQUET – CEDERJ 25 ANOS: EDUCAÇÃO SUPERIOR AO ALCANCE DE TODOS. Fundação Cecierj, Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2025/01/23/ricardo-mendanha-piquet-cederj-25-anos-educacao-superior-ao-alcance-de-todos/ Acessado em: 25 jan. 2025.
RIGO, R.; MARQUES, J.; CORTE, M. Engagement acadêmico no ensino superior: Premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis. Educação Em Revista, 36 (e217239), 1–16. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698217239 Acessado em: 10 jan. 2025.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda?. Estudos Avançados, v. 36, p. 227-254, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011 Acessado em: 4 jan. 2025.
SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO (Semead). XXVII Seminários de Administração ( PPGA/FEAUSP) – Apresentação de trabalhos . Disponível em: https://semead.com.br/27/apresentacoes-de-trabalhos/ Acessado em: 10 jan. 2025.
SOARES, L.; COLARES, M. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41 Acessado em: 24 jan. 2025.
VICARI, R. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, p. 73-84, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.006 Acessado em: 24 jan. 2025.
ZUIN, A.; MELLO, R. Por uma pedagogia da esperança e da autonomia na era da cultura digital. Pro-Posições, v. 32, p. e20210110, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0110 Acessado em: 19 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.