Gave Match: Technologies and Academic Development in the Perception of Management Students of the DE Modality in an Extension Project
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2492Keywords:
ICTs, Distance education, Higher Education, CEDERJ, Extension activity, Higher educationAbstract
The enhancement of pedagogical practices in higher education is a constant challenge, especially in the context of Distance Education (DE). This modality requires effective teaching and learning strategies through the use of Information and Communication Technologies (ICTs) that foster students' autonomy and critical thinking. Based on this rationale, this study analyzed how ICTs contribute to the academic and extension development of Administration students from the Distance Higher Education Consortium of the State of Rio de Janeiro (CEDERJ). The research employed Actor-Network Theory as the theoretical framework and categorical content analysis applied to 17 semi-structured interviews. Students highlighted the role of ICTs in supporting academic activities—either through the use of widely known websites and software such as YouTube, Google Meet, and Zoom—or through the adoption of applications less explored in the literature, such as Google Keep and Google Calendar. The impact of artificial intelligence, exemplified by ChatGPT, on educational tasks was also noted. The main findings indicate that ICTs facilitate academic production, expand access to educational information, and promote interactions between students and professors. The analysis of these categories contributes both practically and theoretically to understanding the need to integrate technologies frequently used by students in their daily lives, as well as to deepening the understanding of the multiple applications of ICTs in distance extension activities.
Keywords: ICTs. Distance education. Higher education. CEDERJ. Extension activity.
Downloads
References
ADARKWAH, M. “I’m not against online teaching, but what about us?”: ICT in Ghana post Covid-19. Education and information technologies, v. 26, n. 2, p. 1665-1685, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-020-10331-z Acessado em: 1 fev. 2025.
ALMEIDA, J. Textos Gerados por Inteligência Artificial e suas Implicações no EAD. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e2083-e2083, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2083 Acessado em: 23 jan. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo / SP: Almedina Brasil, 2016.
BORTOLAZZO, S. Uma análise sobre o WhatsApp e suas relações com a educação: dos aplicativos às tecnologias frugais. Revista Pedagógica, v. 22, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4539 Acessado em: 8 jan. 2025.
CALVOSA et al. Um ensaio sobre inovação gerencial e TICs em organizações competitivas. International Journal of Scientific Management and Tourism, v. 10, n. 3, p. e963-e963, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.55905/ijsmtv10n3-041 Acessado em: 14 jan. 2025.
CALVOSA, M. et al. PROCESSOS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES: coaching, mentoring e carrer counseling. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Semead XXVI, FEA-USP, 2021. Disponível em: https://login.semead.com.br/24semead/anais/arquivos/436.pdf? Acessado em: 3 maio 2025.
CALVOSA, M.; KRAKAUER, P. FLUXO DE RETÓRICAS PARA A SELEÇÃO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: avaliação do modelo por especialistas para o desenvolvimento profissional autodirigido e para a construção de carreira. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Semead XXVI, FEA-USP, 2022. Disponível em: https://login.semead.com.br/25semead/anais/arquivos/1791.pdf? Acessado em: 3 maio 2025.
COPPI, M. et al. O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa, v. 17, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19842.055 Acessado em: 8 jan. 2025.
D'ESPOSITO, M.; GATNER, S. Inteligência artificial no ensino-aprendizagem de línguas. The Especialist, v. 45, n. 3, p. 134-153, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e63941 Acessado em: 14 jan. 2025.
DIAS-TRINDADE, S.; QUINTAL, M.; PAULO, N. “Inteligências artificiais não substituem o papel do professor”- ChatGPT em entrevista. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 10, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v10i.960 Acessado em: 8 jan. 2025.
ENCONTRO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAIS EM ADMINISTRAÇÃO (Emprad). EMPRAD edição 2024. Disponível em: https://emprad.org.br/programacao/ Acessado em: 23 jan. 2025.
FERREIRA, M.; RURATO, P.; CALVOSA, M. Habilidades Digitais e Habilidades Digitais do Século 21 – Uma análise bibliométrica. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Semead XXVI, FEA-USP, 2021. Disponível em: https://login.semead.com.br/24semead/anais/arquivos/1999.pdf? Acessado em: 3 maio 2025.
FORTUNATO, W.; PREDES JUNIOR, A.; CALVOSA, M. Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão. EaD em Foco, v. 14, n. 2, p. e2255-e2255, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255 Acessado em: 20 jan. 2025.
FORTUNATO et al. Como atrair e motivar estudantes da modalidade EaD em projetos de extensão. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 11, 2024. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/1101 Acessado em: 28 abr. 2025.
FORTUNATO, W.; CALVOSA, M. Um ensaio teórico sobre rotatividade de colaboradores e seus impactos em grandes organizações privadas. In: Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Semead XXVI, FEA-USP, 2023. Disponível em: https://login.semead.com.br/26semead/anais/arquivos/922.pdf?Acessado em: 3 maio 2025.
FORTUNATO et al. ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DA MODALIDADE EAD: Relato Técnico de um Projeto de Extensão Universitária no Rio de Janeiro. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração - EMPRAD, FEA-USP, 2024. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/10/anais/arquivos/115.pdf Acessado em: 3 maio 2025.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2023.
GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. Barueri / SP: Atlas, 2021.
GOOGLE PLAY STORE. Google Keep: notas e listas. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.keep&hl=pt_BR&pli=1 Acessado em: 1. fev. 2025.
GOOGLE LL. Google Keep: Não importa onde você esteja, suas ideias estão guardadas. Disponível em: https://www.google.com.br/keep/ Acessado em: 1. Fev. 2025.
INFANTE-VILLAGRÁN et al. Aplicaciones que emplean y recomendaciones que entregan docentes universitarios para la autorregulación del aprendizaje en contexto de la pandemia por COVID-19. Texto Livre, v. 14, n. 3, p. e33027, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.33027 Acessado em: 20 jan. 2025.
INTERNET GRATUITA PARA ALUNOS E TUTORES DA FUNDAÇÃO CECIERJ: VEJA C
OMO RETIRAR SEU CHIP. Fundação Cecierj, Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2024/10/29/internet-gratuita-para-alunos-e-tutores-da-fundacao-cecierj-veja-como-retirar-seu-chip Acessado em: 1 fev. 2025.
JIN et al. High Heels, Compass, Spider-Man, or Drug? Metaphor Analysis of Generative Artificial Intelligence in Academic Writing. Computers & Education, v. 2338, p. 105248, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2025.105248 Acessado em: 1 fev. 2025.
KRAKAUER, P.; CALVOSA, M.; LEITE, R. ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES DA MODALIDADE EAD: MENTORIAS SPOT: RELATO TÉCNICO SOBRE A PROPOSTA DE UNIR ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração - EMPRAD, FEA-USP, 2022. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/8/anais/arquivos/24.pdf Acessado em: 3 maio 2025.
LESSA, B.; LEITÃO, D.; SILVA, T. Tecnologia digital e educação continuada: o projeto de extensão sala aberta em tempos pandêmicos. ETD Educação Temática Digital, v. 24, n. 1, p. 171-186, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8664912 Acessado em: 23 jan. 2025.
LIÃO et al. A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais: a Perspectiva de um Curso de Extensão Universitária atrelado à Formação Inicial. EaD em Foco, v. 13, n. 1, e2035, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2035 Acessado em: 8 jan. 2025.
LIMA, S.; MENDES, E. Whatsapp e fake news no ensino de língua inglesa em uma escola pública do interior do estado do Ceará. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 182-200, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24889 Acessado em: 14 jan. 2025.
MELLO et al. Promoting inclusion and equity in Higher Education: Is this the role of distance learning in Brazil?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 31, p. e0233736, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736 Acessado em: 1 jan. 2025.
MENDES, E.; LIMA, S. Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês: avaliação de uma proposta de ensino na escola pública. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 72-89, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4026 Acessado em: 14 jan. 2025.
MUSSI, R.; FLORES, F.; ALMEIDA, C. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 Acessado em: 22 jan. 2025.
PAZ, D.; CORONA, H. A teoria ator rede e as tecnologias educacionais: reflexões sobre a construção coletiva da aprendizagem. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 16-31, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rts.v17n49.13852 Acessado em: 25 jan. 2025.
PIMENTEL, C.; PIRES, T. Treinamento e análise de um modelo de tradução automática baseado em Transformer. Texto Livre, v. 17, p. e49118, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.49118 Acessado em: 24 jan. 2025.
POLONIA, A.; SANTOS, M. Desenvolvimento de competências na perspectiva de docentes de ensino superior: estudo em representações sociais. Educação e Pesquisa, v. 46, p. e217461, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217461 Acessado em: 26 jan. 2025.
PRÁ, R.; ANTONELLO, C. S. Como Realidades são Enactadas por Meio de Dados? Análise das Práticas e Saberes dos Profissionais que Trabalham com Dados à Luz da Teoria Ator-Rede. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 24, p. 294-311, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7819/rbgn.v24i2.4169 Acessado em: 2 jan. 2025.
QUEIROZ et al. RELATO TÉCNICO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO EM PEQUENA EMPRESA: DEFINIÇÕES ACADÊMICAS, ESTRATÉGIAS GERENCIAIS E DECISÕES EMPREENDEDORAS. In: Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração - EMPRAD, FEA-USP, 2022. Disponível em: https://sistema.emprad.org.br/8/anais/arquivos/96.pdf Acessado em: 3 maio 2025.
RICARDO MENDANHA PIQUET – CEDERJ 25 ANOS: EDUCAÇÃO SUPERIOR AO ALCANCE DE TODOS. Fundação Cecierj, Rio de Janeiro, 2025. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/2025/01/23/ricardo-mendanha-piquet-cederj-25-anos-educacao-superior-ao-alcance-de-todos/ Acessado em: 25 jan. 2025.
RIGO, R.; MARQUES, J.; CORTE, M. Engagement acadêmico no ensino superior: Premissa pedagógica para o desenvolvimento de competências transferíveis. Educação Em Revista, 36 (e217239), 1–16. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698217239 Acessado em: 10 jan. 2025.
SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda?. Estudos Avançados, v. 36, p. 227-254, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2022.36104.011 Acessado em: 4 jan. 2025.
SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO (Semead). XXVII Seminários de Administração ( PPGA/FEAUSP) – Apresentação de trabalhos . Disponível em: https://semead.com.br/27/apresentacoes-de-trabalhos/ Acessado em: 10 jan. 2025.
SOARES, L.; COLARES, M. Educação e tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em educação, v. 12, n. 28, p. 19-41, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41 Acessado em: 24 jan. 2025.
VICARI, R. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, v. 35, p. 73-84, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.006 Acessado em: 24 jan. 2025.
ZUIN, A.; MELLO, R. Por uma pedagogia da esperança e da autonomia na era da cultura digital. Pro-Posições, v. 32, p. e20210110, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0110 Acessado em: 19 jan. 2025.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.