Oferta On-Line do “Curso Introdutório de R Statistical”: um Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2489

Palavras-chave:

Programação em R, Capacitação profissional, Ensino remoto

Resumo

O manuscrito relata a experiência acerca da oferta de um curso sobre o software estatístico R. A iniciativa partiu de alguns componentes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais e foi ministrado de maneira remota, para o próprio grupo, assim como para participantes externos, indicados por membros participantes. A formação lançou mão das ferramentas da plataforma Google (Classroom, Forms e Meet) e contou com dois encontros síncronos, juntamente com atividades assíncronas, o que contabilizou um montante de 12 h. Das 22 (vinte e duas) pessoas inicialmente inscritas, apenas 10 (dez) cumpriram com todas as prerrogativas para serem certificadas. Apesar da baixa taxa de êxito, em torno de 45,5%, é possível considerar-se que a proposta foi um sucesso, haja vista o feedback positivo prestado pelos cursistas concluintes. Assim, sugere-se continuar explorando as ferramentas que dão suporte ao Ensino Remoto e à Educação a Distância no sentido de ampliar cada vez mais as possibilidades de compartilhamento dos conhecimentos produzidos, dentro e fora dos grupos científicos de estudos e pesquisas.

 

Palavras-chave: Programação em R. Capacitação profissional. Ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teobaldo Gabriel de Souza Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraí­ba

Docente do IFPB campus Cajazeiras.

Daisy Beserra Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Docente da UFPB

Rafaella de Lima Roque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Servidora do IFPB campus Cajazeiras.

Referências

BARBALHO, F. Estatística para Análise de Dados na Administração Pública. Brasília-DF: Fundação Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, 2023.

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP). FAQ - O que é um grupo de pesquisa? Plataforma Lattes, [s.d.]. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq?p_p_id=54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_count=1&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_struts_action=%2Fwiki_display%2Fview&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_nodeName=Main&_54_INSTANCE_39Zlb9kA3d0e_title=G01.+O+que+%C3%A9%20um+grupo+de+pesquisa%3F+Como+saber+se+as+atividades+desenvolvidas+por+um+conjunto+de+pesquisadores+constituem+um+grupo+de+pesquisa%3F - Acesso em: 16 abr. 2025.

PEREIRA, A. da C. Estatística - Unidade 1: Estatística Descritiva. Brasília-DF: Escola Nacional de Aprendizagem Pública - ENAP, 2015.

POISSON. A importância da Estatística. 2023. Disponível em: https://poisson.com.br/2018/2023/01/25/a-importancia-da-estatistica/ - Acesso em: 17 abr. 2025.

SILVA, A. H. A. et al. Introdução à Estatística no Software R: Estatística Aplicada em Software Livre. João Pessoa-PB: Editora UFPB, 2021.

Disponível em: https://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/book/884 - Acesso em: 23 jan. 2025.

SILVA, N. V. da et al. O grupo de pesquisa como propulsor da formação inicial. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, [S. l.], v. 16, n. 7, p. 5842–5862, 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.7-039. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1117 - Acesso em: 17 abr. 2025.

SOUZA JÚNIOR, T. G. de; LUCENA, D. B.; ROQUE, R. de L. Geoprocessamento on-line: uma possibilidade na curricularização da extensão. In: LISTO, F. de L. R.; LISTO, D. G. da S.; SANTOS, H. M. dos; BISPO, C. de O. (Ed.) SIG’s e Gestão de Conflitos Ambientais: A Cartografia na Resolução de Injustiças Sociais. Recife-PE: MapGeo Editora. p. 106-114. 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/381323771_ONLINE_GEOPROCESSING_A_POSSIBILITY_IN_EXTENSION_CURRICULARIZATION - Acesso em: 23 jan. 2025.

SOUZA JÚNIOR, T. G. de; RODRIGUES, G. de O. C. A. Design da Sala de Aula Virtual para o Novo Perfil do Aluno de EaD. EaD em Foco, [S. l.], v. 8, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.698. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/698 - Acesso em: 23 jan. 2025.

Downloads

Publicado

08-05-2025

Como Citar

Souza Júnior, T. G. de, Lucena, D. B., & Roque, R. de L. (2025). Oferta On-Line do “Curso Introdutório de R Statistical”: um Relato de Experiência. EaD Em Foco, 15(1), e2489. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2489

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)