Oferta On-Line do “Curso Introdutório de R Statistical”: um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2489Palabras clave:
Programação em R, Capacitação profissional, Ensino remotoResumen
O manuscrito relata a experiência acerca da oferta de um curso sobre o software estatístico R. A iniciativa partiu de alguns componentes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais e foi ministrado de maneira remota, para o próprio grupo, assim como para participantes externos, indicados por membros participantes. A formação lançou mão das ferramentas da plataforma Google (Classroom, Forms e Meet) e contou com dois encontros síncronos, juntamente com atividades assíncronas, o que contabilizou um montante de 12 h. Das 22 (vinte e duas) pessoas inicialmente inscritas, apenas 10 (dez) cumpriram com todas as prerrogativas para serem certificadas. Apesar da baixa taxa de êxito, em torno de 45,5%, é possível considerar-se que a proposta foi um sucesso, haja vista o feedback positivo prestado pelos cursistas concluintes. Assim, sugere-se continuar explorando as ferramentas que dão suporte ao Ensino Remoto e à Educação a Distância no sentido de ampliar cada vez mais as possibilidades de compartilhamento dos conhecimentos produzidos, dentro e fora dos grupos científicos de estudos e pesquisas.
Palavras-chave: Programação em R. Capacitação profissional. Ensino remoto.
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