Interação Utilizando Estratégias Didáticas Colaborativas no Ensino Online Emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1723

Resumo

Este artigo aborda a importância da aplicação de estratégias didáticas com o uso de aplicativos web para promoção da aprendizagem a partir da interação em ambientes de ensino online (AEO). O objetivo deste estudo foi investigar a interação a partir da utilização de estratégias didáticas como elementos da promoção de conhecimento entre os sujeitos do processo educativo no período de ensino online emergencial (EOE). Apresenta um relato de experiência com o uso do AEOTeams e aplicativos web como o Mentimeter e Cmap Cloud, utilizados na prática pedagógica dos componentes curriculares dos cursos superiores do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Antônio de Jesus (SAJ) durante o EOE. Com base em uma pesquisa webgráfica e a partir de relatos de experiências promovidas com o EOE, os resultados do estudo evidenciaram: a relevância do conhecimento técnico e pedagógico dos aplicativos utilizados nas estratégias didáticas pelo professor, a importante promoção da interação nos momentos síncronos e assíncronos e os benefícios de aprendizagem promovidos na utilização do Mentimeter e Cmap Cloud em conjunto com o Teams.

Palavras-chave: Ensino online emergencial. Estratégias didáticas. Interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, L.; ALVES, L. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: univille, 2003.

BARATO, J. N. Trabajo, conocimiento y formación profesional. Montevideo: OIT/CINTERFOR, 2016. Disponí­vel em: http://www.oitcinterfor.org/sites/default/files/file_publicacion/trab_con_fp_jarbas_web_0.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

BELLONI, M. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2008.

BORTOLAS, Natália Ordobás; VIEIRA, Milton Luiz H. Uma abordagem sobre os conceitos de interatividade e sua relação com o design. Arcos Design, V. 7 N. 1, julho 2013, p. 81-101, ISSN: 1984-5596. Disponí­vel em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/arcosdesign/article/download/9996/7874 Acesso em 17 jun. 2021.

COSTA, C. J. de S.; PARAGUAÇU, F.; MERCADO, L. P. L. Parâmetros para análise das ferramentas de aprendizagem colaborativa na internet.In: Anais do Virtual Educa 2006, Bilbao, Espanha, pp. 1-19.

COELHO, C. U F. HAGUENAUER, C. As tecnologias da informação e da comunicação e sua Influência na mudança do perfil e da postura do professor. In Colabor@ - Revista Digital da CVA - Ricesu, 2010. Acesso em 16 de julho de 2021.

HODGES, C. et al.The difference between emergency remote teaching and online learning. 2020. Disponí­vel em https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning . Acesso em 23 jun. 2020.

HOLANDA, V. R. de; PINHEIRO, A. K. B. e PAGLIUCA, L. M. F. Aprendizagem na educação online: análise de conceito. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2013, v. 66, n. 3 [Acessado 15 Junho 2021] , p. 406-411. Disponí­vel em: <https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000300016>. Epub 22 Jul 2013. https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000300016.

Instituto for Human Machine and Cognition - IHMC. WelcometoCmap Cloud. 2015. Disponí­vel em <https://cmapcloud.ihmc.us/>. Acesso em 15 de jun. 2021.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 4, n. 10, p. 47-56, jul. 2003. Disponí­vel em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419/6323 Acesso em: 17 jun. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419.

KERCKHOVE, D. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo:Annablume, 2009.

MARTINS, J.; MARBACK, G.; QUADROS, T. Educação a distância: contexto, tendências e tecnologia da informação, 2006. Disponí­vel em https://www.researchgate.net/publication/309726856_Educacao_a_Distancia_-_Contexto_Tendencias_e_Tecnologia_da_Informacao Acesso 16 de jun. 2021.

MARTINS, E. D.; MOURA, A. A.; BERNARDO, A. de A. O processo de construção do conhecimento e os desafios do ensino-aprendizagem. Revista online de Polí­tica e Gestão Educacional, Araraquara, p. 410–423, 2018. DOI: 10.22633/rpge.v22.n.1.2018.10731. Disponí­vel em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10731. Acesso em: 28 jul. 2021.

MICROSOFT. Microsoft Teams para a educação. 2021. Disponí­vel em https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/education Acesso em 15 jun. 2021.

MENTIMETER. Create interactive presentations and meetings, wherever you are.Disponí­vel em https://www.mentimeter.com/ Acesso em 15 jun. 2021.

PIMENTEL, F. S. C. Interação on-line: um desafio da tutoria. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.

PRIMO, A. Interação mútua e interação reativa: uma proposta de estudo. Anais... XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Recife, 2000; Disponí­vel em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3068/2346 Acesso em 17 jun. 2021.

SILVA, M. Sala de aula interativa a educação presencial e í distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Anais... Congresso Brasileiro da Comunicação, 24., Campo Grande, 2001. Anais"¦ Campo Grande: Intercom.

SILVA, F. P. da. Ferramentas interativas em ambientes virtuais de aprendizagem e sua usabilidade pedagógica nos cursos de educação a distância da UFAL e IFAL. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.

VALLE, L. do; BOHADANA, E. D. B. Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online. Educação e sociedade, v. 33, n. 121, 2012, p 973-984. Centro de Estudos Educação e Sociedade. Campinas, Brasil. Disponí­vel em <https://www.scielo.br/j/es/a/pmgj856WgYSyxY7sKRytdsj/?lang=pt#>. Acesso em 17 jun. 2021.

VIEIRA, A. D; PEREIRA, S. F.; MERCADO, L. P. A interatividade no processo de ensino e aprendizagem no contexto do ensino online emergencial. In: Escenarios y recursos para la enseñanza con tecnologí­a: desafí­os y retos. [s.l: s.n.]. p. 1129-1141 Disponí­vel em: https://octaedro.com/wp-content/uploads/2022/02/9788419023858.pdf

VILLANI, A; FREITAS, D. Estrutura disciplinar, estratégias didáticas e estilo docente: categorias para interpretar a sala de aula. In: Reunião Anual da ANPEd, 2001, Caxambu. Disponivel em http://24reuniao.anped.org.br/tp.htm#gt4 Acesso em 4 jul. 2021.

ZANELLO, Cristiane. Mediação na docência online: a ênfase na formação de tutores a diminuir a distância transacional e reduzir evasão dos aprendentes, 2015. Disponí­vel em http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_276.pdf Acesso em 16 jun. 2021.

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

Pereira, F., Mercado, L. P. L., & Costa, C. J. de S. A. (2022). Interação Utilizando Estratégias Didáticas Colaborativas no Ensino Online Emergencial. EaD Em Foco, 12(2), e1723. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1723

Edição

Seção

Estudos de Caso