Interação Utilizando Estratégias Didáticas Colaborativas no Ensino Online Emergencial

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1723

Resumen

Este artigo aborda a importância da aplicação de estratégias didáticas com o uso de aplicativos web para promoção da aprendizagem a partir da interação em ambientes de ensino online (AEO). O objetivo deste estudo foi investigar a interação a partir da utilização de estratégias didáticas como elementos da promoção de conhecimento entre os sujeitos do processo educativo no período de ensino online emergencial (EOE). Apresenta um relato de experiência com o uso do AEOTeams e aplicativos web como o Mentimeter e Cmap Cloud, utilizados na prática pedagógica dos componentes curriculares dos cursos superiores do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Santo Antônio de Jesus (SAJ) durante o EOE. Com base em uma pesquisa webgráfica e a partir de relatos de experiências promovidas com o EOE, os resultados do estudo evidenciaram: a relevância do conhecimento técnico e pedagógico dos aplicativos utilizados nas estratégias didáticas pelo professor, a importante promoção da interação nos momentos síncronos e assíncronos e os benefícios de aprendizagem promovidos na utilização do Mentimeter e Cmap Cloud em conjunto com o Teams.

Palavras-chave: Ensino online emergencial. Estratégias didáticas. Interação.

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Publicado

2022-07-01

Cómo citar

Pereira, F., Mercado, L. P. L., & Costa, C. J. de S. A. (2022). Interação Utilizando Estratégias Didáticas Colaborativas no Ensino Online Emergencial. EaD Em Foco, 12(2), e1723. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1723

Número

Sección

Estudos de Caso