Voz aos Evadidos: a Evasão Escolar da Licenciatura em Matemática Ofertada na Educação a Distância na UniCesumar

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.966

Resumen

A evasão escolar é fenômeno complexo, multideterminado e multidimensional que afeta pessoas e inúmeras instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. Nossos objetivos foram (a) mapear e identificar o perfil do estudante evadido e suas principais motivações para o abandono da licenciatura em Matemática ofertada na modalidade a distância numa instituição de Ensino Superior privada e (b) compreender o fenômeno da evasão e seus determinantes a partir das perspectivas dos evadidos. Para isso, aplicamos um questionário on-line dirigido aos 1.000 participantes, evadidos de 2014 a 2018, oriundos de diferentes cidades e estados brasileiros. Nossos resultados desta pesquisa quali-quantitativa sugerem que participantes são, prevalentemente, homens casados; com renda de 2 a 4 salários-mínimos; que possuem filhos e têm faixa etária entre 20 e 40 anos de idade; atuam como professores e moram na região sul do Brasil. Contudo, destacaram que abandonaram o curso, mormente, por dificuldades assim elencadas: a ausência do contato presencial com professores e colegas, a falta de apoio do tutor presencial, os problemas em estabelecer cursar disciplinas da área da Matemática (Ílgebra, Cálculo, Estatística, Geometria Analítica, entre outras) e manter rotinas pessoais e de estudo, por graves motivações financeiras e até mesmo em receber adequado auxílio on-line dos professores.

Palavras-chave: Formação de professores de Matemática. Evasão escolar. Percepções dos evadidos.

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Biografía del autor/a

Paulo César Gomes, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

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Publicado

2020-06-27

Cómo citar

Ramos, A. da S. ., & Gomes, P. C. (2020). Voz aos Evadidos: a Evasão Escolar da Licenciatura em Matemática Ofertada na Educação a Distância na UniCesumar . EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.966

Número

Sección

Artí­culo de investigación