CEDERJ: UM CAMINHO NA DIREÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Márcia Spí­ndola UERJ
  • Silvia Helena Mousinho UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.49

Resumen

O tema Educação à Distância (EAD), com a expansão do uso das tecnologias de informação, faz-se presente na atualidade, através de propostas, debates e ações dos dirigentes da educação. Essa inovação pedagógica passou a ser uma modalidade regular do sistema educacional brasileiro, através da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Diante da emergência de projetos como o do Consórcio de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e da enorme polêmica que a introdução desta modalidade de ensino vem provocando, percebe-se a necessidade de discutir e pesquisar as ações e políticas públicas para a democratização da formação profissional e o atendimento às demandas sociais de educação. Elegemos como foco privilegiado o estudo do perfil dos tutores, traçando um paralelo entre a prática destes profissionais e a dos chamados professores tradicionais. Nosso objetivo principal é identificar quem são os tutores e quais são as especificidades de seu perfil, incluindo a discussão de fatores como formação, atuação e prática político-pedagógica. Vale destacar que nossos estudos são resultado da experiência e da pesquisa acadêmica, portanto, para fundamentar o presente estudo nos valemos da revisão da literatura pertinente e da observação nas próprias unidades do CEDERJ.

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Biografía del autor/a

Márcia Spí­ndola, UERJ

Publicado

2011-09-28

Cómo citar

Spí­ndola, M., & Mousinho, S. H. (2011). CEDERJ: UM CAMINHO NA DIREÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. EaD Em Foco, 2(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v2i1.49

Número

Sección

Artí­culo de investigación

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