A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Márcia Spí­ndola UERJ
  • Silvia Helena Mousinho UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.13

Resumo

No atual contexto da globalização, caracterizado pela mundialização neoliberal, a sociedade exige cada vez mais indivíduos dotados de poder de decisão e iniciativa. Um novo olhar nos encaminha a novas práticas educativas e a ressignificar o papel do professor. Reconhecendo a complexidade das relações humanas quando a prioridade é educar em direção à autonomia, esse trabalho, através das concepções de Piaget sobre o desenvolvimento moral na criança, faz considerações sobre a importância de educar em valores. Cabe salientar que as contribuições de Piaget foram essenciais para a compreensão do desenvolvimento da moralidade, e a subjetividade inerente a esse objeto de estudo tem favorecido a integração de áreas afins em uma dimensão complementar. Não existem conteúdos específicos para trabalhar valores, e o seu caráter de natureza abstrata e não diretiva requer uma visão holística do conceito de educação para que tenhamos êxito em nosso propósito. No indissociável binômio teoria/prática, o objetivo maior do educador é possibilitar que o aluno construa a sua própria escala de valores, baseado na reflexão crítica sobre as condições humanas e que, ao longo desse processo, na conquista de sua autonomia, ele perceba que cabe ao homem a tomada de decisões diante das situações que comprometam a sua sobrevivência e a sua qualidade de vida. O presente trabalho pretende chamar a atenção para uma educação que nos desafia a repensar os rumos que a escola e nós, educadores, temos de assumir para educar visando à inteireza do ser humano. A nossa proposta é criar um espaço de reflexão a partir de um estudo de caso que, frequentemente, ocorre no nosso cotidiano profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Spí­ndola, UERJ

Professora de Matemática, coordenadora na graduação em Estágio Supervisionado IV, das Licenciaturas da UERJ

Silvia Helena Mousinho, UERJ

Professora de Fí­sica. Especialista em Educação. Professora de EAD UERJ-Consórcio CEDERJ)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-04-2010

Como Citar

Spí­ndola, M., & Mousinho, S. H. (2010). A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.13

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)