A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Márcia Spíndola UERJ
  • Silvia Helena Mousinho UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.13

Resumo

No atual contexto da globalização, caracterizado pela mundialização neoliberal, a sociedade exige cada vez mais indivíduos dotados de poder de decisão e iniciativa. Um novo olhar nos encaminha a novas práticas educativas e a ressignificar o papel do professor. Reconhecendo a complexidade das relações humanas quando a prioridade é educar em direção à autonomia, esse trabalho, através das concepções de Piaget sobre o desenvolvimento moral na criança, faz considerações sobre a importância de educar em valores. Cabe salientar que as contribuições de Piaget foram essenciais para a compreensão do desenvolvimento da moralidade, e a subjetividade inerente a esse objeto de estudo tem favorecido a integração de áreas afins em uma dimensão complementar. Não existem conteúdos específicos para trabalhar valores, e o seu caráter de natureza abstrata e não diretiva requer uma visão holística do conceito de educação para que tenhamos êxito em nosso propósito. No indissociável binômio teoria/prática, o objetivo maior do educador é possibilitar que o aluno construa a sua própria escala de valores, baseado na reflexão crítica sobre as condições humanas e que, ao longo desse processo, na conquista de sua autonomia, ele perceba que cabe ao homem a tomada de decisões diante das situações que comprometam a sua sobrevivência e a sua qualidade de vida. O presente trabalho pretende chamar a atenção para uma educação que nos desafia a repensar os rumos que a escola e nós, educadores, temos de assumir para educar visando à inteireza do ser humano. A nossa proposta é criar um espaço de reflexão a partir de um estudo de caso que, frequentemente, ocorre no nosso cotidiano profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Spíndola, UERJ

Professora de Matemática, coordenadora na graduação em Estágio Supervisionado IV, das Licenciaturas da UERJ

Silvia Helena Mousinho, UERJ

Professora de Física. Especialista em Educação. Professora de EAD UERJ-Consórcio CEDERJ)

Publicado

2010-04-15

Como Citar

Spíndola, M., & Mousinho, S. H. (2010). A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.13

Edição

Seção

Artigos Originais

Most read articles by the same author(s)