A Prática como Componente Curricular (PC) - Uma Experiência em EaD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2500

Palabras clave:

Prática curricular, Educação infantil, Licenciatura em pedagogia, Educação a distância

Resumen

Este artigo centra-se na Prática como Componente Curricular desenvolvida na disciplina de Educação e Diversidade do curso de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil na modalidade a Distância, da Universidade do Estado de Mato Grosso. O objetivo é descrever uma vivência concreta de trabalho que possibilitou a integração dos conhecimentos teóricos e práticos no planejamento, execução e avaliação da situação de ensino aprendizagem, e analisar o relatório produzido pelas(os) acadêmicas(os) do curso. Participaram da atividade 64 discentes de cinco Polos de Apoio Presencial: Água Boa, Barra do Bugres, Sapezal, Guarantã do Norte e Diamantino. A proposta da Prática Curricular foi apresentada e discutida no espaço das aulas assíncronas, com a utilização de gravações, e síncronas, através da web conferência. O total de 15horas da Prática Curricular foi realizado no intervalo de 18/09/2024 até 31/10/2024 quando o relatório da atividade deveria ser enviado à docente da disciplina. O modelo de relatório, com seis itens a serem preenchidos, explicitando a ação didático-pedagógica desenvolvida, foi enviado pelo ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela Universidade, especialmente pela Diretoria de Gestão de Educação a Distância. Os resultados da Prática como Componente Curricular indicam que a autonomia deve estar no centro do processo do ensino a distância e acompanhar o percurso da construção de uma aprendizagem. Entretanto, precisa ser, na condição de habilidade, mais bem desenvolvida pelo conjunto de atores envolvidos na modalidade a distância.

 

Palavras-chave: Prática curricular. Educação infantil. Licenciatura em pedagogia. Educação a distância.

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Biografía del autor/a

Renata Cristina de Lacerda Cintra B. Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (PPGEDU/UNISINOS) na linha de Pesquisa II: Relações de gênero, profissão e formação inicial de docentes, sob orientação da Profa Dra. Maria Cláudia DalIgna, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2012) sob orientação da Profa Dra.Tatiane Lebre Dias, Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgados de Oliveira, Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNEMAT. Atualmente é professora titular na UNEMAT, atua nas áreas de Metodologia do Ensino em Alfabetização, além de cursos de extensão e de especialização. Vice Coordenadora do grupo de pesquisa Contextos Educativos da Infância (Unemat). Membra de Projetos de extensão, Coordenadora local do campus de Cáceres do Programa de Formação de Células Cooperativa (Focco). Diretora de Gestão de Licenciaturas na Pró reitoria de Ensino e Graduação/Unemat. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UAB/DEAD/UNEMAT. Atuou em sala de aula de alfabetização na Educação Básica por dezoito anos. Tem experiência na área de Educação Infantil e Alfabetização.

Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Computação (2008) e Geografia (2022), Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior (2010), Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (2016), Especialista em Formação em Educação a Distância (2017), Especialista em Metodologias Ativas, Docência e Inovação na Aprendizagem (2021) e mestrado em Ciências Ambientais na linha de Análise Espacial e Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade de Taubaté (2017). É Embaixador em Recursos Educacionais Abertos pela CAPES representando a UNEMAT. Atualmente é professor efetivo de Informática Educativa da SEDUC-MT cedido para a Diretoria de Gestão em Educação a Distância da Universidade do Estado de Mato Grosso. Também é professor de Educação Superior na Universidade do Estado de Mato Grosso no curso de Ciência da Computação.

Thiago Silva Garcia Duarte, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação em Licenciatura Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). Pós Graduação em Informática na Educação. É Técnico de Operação de Tecnologia da Informação na Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade do Estado de Mato Grosso(UNEMAT). Tem experiência na área de Licenciatura em Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Distribuídos, Educação a Distância, Informática e Tecnologia na Educação e Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público. Possui experiência no ensino superior, na modalidade a distância, atuando como professor bolsista formador I, na Unemat/DEAD.

Citas

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Publicado

2024-07-25

Cómo citar

Tiellet, M. do H. S., Nascimento, R. C. de L. C. B., Santos Junior, A. C. P. dos, & Duarte, T. . S. G. (2024). A Prática como Componente Curricular (PC) - Uma Experiência em EaD. EaD Em Foco, 15(1), e2500. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2500

Número

Sección

Estudos de Caso