A Prática como Componente Curricular (PC) - Uma Experiência em EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2500Palabras clave:
Prática curricular, Educação infantil, Licenciatura em pedagogia, Educação a distânciaResumen
Este artigo centra-se na Prática como Componente Curricular desenvolvida na disciplina de Educação e Diversidade do curso de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil na modalidade a Distância, da Universidade do Estado de Mato Grosso. O objetivo é descrever uma vivência concreta de trabalho que possibilitou a integração dos conhecimentos teóricos e práticos no planejamento, execução e avaliação da situação de ensino aprendizagem, e analisar o relatório produzido pelas(os) acadêmicas(os) do curso. Participaram da atividade 64 discentes de cinco Polos de Apoio Presencial: Água Boa, Barra do Bugres, Sapezal, Guarantã do Norte e Diamantino. A proposta da Prática Curricular foi apresentada e discutida no espaço das aulas assíncronas, com a utilização de gravações, e síncronas, através da web conferência. O total de 15horas da Prática Curricular foi realizado no intervalo de 18/09/2024 até 31/10/2024 quando o relatório da atividade deveria ser enviado à docente da disciplina. O modelo de relatório, com seis itens a serem preenchidos, explicitando a ação didático-pedagógica desenvolvida, foi enviado pelo ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela Universidade, especialmente pela Diretoria de Gestão de Educação a Distância. Os resultados da Prática como Componente Curricular indicam que a autonomia deve estar no centro do processo do ensino a distância e acompanhar o percurso da construção de uma aprendizagem. Entretanto, precisa ser, na condição de habilidade, mais bem desenvolvida pelo conjunto de atores envolvidos na modalidade a distância.
Palavras-chave: Prática curricular. Educação infantil. Licenciatura em pedagogia. Educação a distância.
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