A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD

Autores/as

  • Valmir Heckler FURG
  • Cezar Soares Motta FURG
  • Maria do Carmo Galiazzi FURG

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.250

Resumen

Neste artigo expressamos compreensões sobre o desenvolver da experimentação na formação de professores em Ciências na Educação a Distância (EaD). Abrange uma revisão bibliográfica em duas etapas. A primeira envolve 1.811 publicações, em seis periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências e a segunda etapa 176 publicações disponibilizadas na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram selecionados 28 produções vinculadas a EaD, constituindo o corpus de análise da pesquisa. A partir da Análise Textual Discursiva (ATD) emergem três categorias: a primeira abrange as atividades em disciplinas dos cursos de formação em Ciências na EaD; a segunda engloba os ensaios teóricos e as investigações sobre/na EaD em Ciências; e a terceira é constituída pelas atividades extracurriculares em Ciências via/na EaD. Entre os resultados registramos um trabalho associado ao uso de simuladores na experimentação em disciplinas da formação de professores. Em um maior percentual dos trabalhos a centralidade está no debate sobre o uso do laboratório didático e na disciplina de laboratório. Na experimentação em atividades extraclasse, registramos um projeto em torno de um experimento remoto via web.

Palavras-chave: Formação de professores; Universidade Aberta do Brasil; Pesquisa qualitativa; Educação a Distância; Experimentação em Ciências.

The Experimentation in the Brazilian Context of Teacher Education in Sciences on Distance Education

Abstract

In this paper we express insights about developing experimentation in distance teacher education course in Science. We develop a literature review in two steps. The first step involves 1,811 publications in six Brazilian journals of Science Education Area and the second step, 176 publications available at Scientific Electronic Library Online (SciELO). In this study, we selected 28 productions about distance education (DE) which forms the research analysis corpus. In the study developed by Textual Discourse Analysis (ATD), three categories emerge: the first category covers the activities in disciplines in the distance education teacher training courses in Sciences; the second covers the theoretical-practices and investigations in Sciences about/ at a distance; and the third consists of Sciences extracurricular activities via/at distance a distance. Among the results, we registered a work associated to the use of simulators in the experimentation. In a larger percentage of the analyzed studies, the centrality relies on the discussion about the use of the didactic laboratory and the discipline of laboratory. Concerning the experimentation in extracurricular activities, we verified a project based on a remote experiment via web.

Keywords: Teacher Education; Open University of Brazil; Qualitative research; Distance Education; Experimentation in Sciences.

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Biografía del autor/a

Valmir Heckler, FURG

Docente da área do Ensino de Fí­sica e EaD na FURG. e-mail: valmirheckler@furg.br

Cezar Soares Motta, FURG

Mestrando do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da FURG. Docente da área de Educação Quí­mica da Rede Estadual de Ensino do RS. e-mail: cezarsmott@gmail.com

Maria do Carmo Galiazzi, FURG

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências da FURG. Docente da área de Educação Quí­mica da FURG. e-mail: mcgaliazzi@gmail.com

Citas

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Publicado

2015-05-07

Cómo citar

Heckler, V., Motta, C. S., & Galiazzi, M. do C. (2015). A EXPERIMENTAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NA EAD. EaD Em Foco, 5(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i2.250

Número

Sección

Artí­culo de investigación