Oficina de Modelagem 5D – Reflexões, Potencialidades e Transposições para a Educação à Distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2251

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, Inovação , CienciArte

Resumen

A promoção de ambientes propícios para o desenvolvimento da criatividade e da inovação nos processos educativos atuais se faz necessária, em especial, para a superação de desafios dos modelos de transmissão de conhecimento que observamos nos espaços de aprendizagem. A CienciArte é uma importante abordagem para enfrentar tal desafio já que propõe, dentre outros pontos, a re-humanização de todo o conhecimento. Uma ferramenta que se baseia nos princípios da CienciArte é a Oficina de modelagem 5D. A atividade propõe a criação de modelos/escultura de ideias em 5 dimensões (altura, largura, profundidade, tempo/movimento e simbologia). Ao longo da última década o Grupo de Pesquisa CAIS – CienciArte, Inovação e Saúde, vinculado ao Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (Liteb) do Instituto Oswaldo Cruz-Fundação Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) desenvolveu uma série de aplicações da Oficina 5D em ações de ensino e extensão. Neste trabalho, propomos um olhar mais aprofundado à construção desta abordagem pelo grupo, em especial as contribuições que realizamos naquilo que foi originalmente proposto por Todd Siler, seu idealizador. A partir da observação do nosso “fazer junto” esta oficina, nos debruçamos em refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem oriundos desta ação, em especial, nos desafios que nos foram impostos frente ao isolamento social oriundo da pandemia de Covid-19. Trazemos nosso olhar e reflexão sobre a aplicação desta abordagem na Educação à Distância (EaD) e apresentamos suas potencialidades nos formatos presencial e virtual.

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Biografía del autor/a

Rita de Cássia Machado da Rocha , Fundação Oswaldo Cruz



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Publicado

2025-08-13

Cómo citar

Moraes, V. dos S., Rocha , R. de C. M. da, Garzoni, L. L. de A. R., Araujo-Jorge, T. C., & Ferreira, R. (2025). Oficina de Modelagem 5D – Reflexões, Potencialidades e Transposições para a Educação à Distância. EaD Em Foco, 15(1), e2251. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2251

Número

Sección

Artí­culo de investigación

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