Raízes Históricas do Preconceito sobre a EaD: em Busca de uma Racionalidade Democrática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2240

Palabras clave:

Preconceito, Racismo, Racionalidade democrática, Educação a distância

Resumen

No presente ensaio, enfrentamos o problema do preconceito relacionado à educação à distância (EaD) no contexto brasileiro. Nosso objetivo consistiu em demonstrar de que modo tal preconceito pode ser desdobramento de um fenômeno mais amplo e complexo, cujas raízes encontram-se no racismo como mecanismo de reprodução e manutenção dos interesses da elite econômica. Partimos do pressuposto de que tal preconceito resulta da expansão do ensino superior brasileiro, em que a EaD ocupa papel central, justamente porque permite que camadas expressivas de uma parcela historicamente negligenciada – majoritariamente constituída por negros e pobres – possa acessar níveis superiores de formação. Avançamos demonstrando a necessidade de que, para que a EaD se consolide como um potente instrumento da democracia educacional, é crucial a existência de uma crítica permanente que possa, seguindo os pressupostos da teoria crítica da tecnologia, apontar para uma racionalidade democrática.

 

Palavras-chave: Preconceito. EaD. Racismo. Racionalidade democrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valter Gomes Campos, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Especialista (lato sensu) em Planejamento, implementação, gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Especialista (lato sensu) em Gestão Universitária e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA.Representa a UEG junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. Integra a Presidência do Forúm Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES, membro da Camara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e, também, integra o Comitê de Coordenação Política da Associação Universidade em Rede - UniRede, no qual representa as universidades estaduais. Atuou como coordenador e professor de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu (especialização).

Eude de Sousa Campos, Universidade Estadual de Goiás

Docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Atualmente, vinculado ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR/UEG, na função de Coordenador Acadêmico, pesquisador e docente dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados. É professor formador em disciplinas dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia da UEG/CEAR. É membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, vinculado à PUC Goiás e ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, cujos estudos e pesquisas fundamentam-se na teoria histórico-cultural e na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov.

Valéria Soares de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campi - Campo Grande - MS. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional - UNICESP - Faculdade de Educação. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional - Centro de Graduação e Pesquisa. Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no ensino a distância e presencial, vinculada ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede-CEAR/UEG, na função de Coordenadora Pedagógica, Professora Formadora e Auxiliar de PI - Pesquisadora Institucional. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, Coordenação, Direção, Docência Superior, Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1o. ao 9o. ano.

Citas

ALONSO, K. M. A expansão do ensino superior no Brasil e a EaD: dinâmicas e lugares. Educação & Sociedade, 31 (113), 1319-1335, 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TgSHBsj9L6Rv38CGWcnq7Kn/. Acesso em 01 fev. 2024.

BERTOLIN, J. C. G. Existe diferença de qualidade entre as modalidades presencial e a distância? Cadernos de Pesquisa, 51, e06958. https://doi.org/10.1590/198053146958. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/D3V5HhqRcBvPsthDdjxwxYS/. Acesso em 01 fev. 2024.

BIELSCHOWSKY, C. E. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde Estamos, para Onde Vamos?. EaD em Foco, [S. l.], v. 8, n. 1, 2018. DOI: 10.18264/eadf.v8i1.709. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/709. Acesso em: 1 fev. 2024.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Nogueira, M. Alice; Catani, A. (orgs). 10ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008

BRANCO, L. S. A., CONTE, E., & HABOWSKI, A. C. Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problemática. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (campinas), 25 (1), 132-154, 2020 https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/MHWXpfQMQ4jGQzR7TBrMXxN/abstract/?lang=pt. Acesso em 01 fev. 2024.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996

CORREA, Stevan de Camargo; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. Preconceito e educação a distância: atitudes de estudantes universitários sobre os cursos de graduação na modalidade a distância. ETD, Campinas , v. 11, n. 01, p. 273-297, dez. 2009 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922009000300016&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 fev. 2024.

FEENBERG, Andrew. Tecnologia, Modernidade e Democracia. Inovatec: Lisboa, Portugal, 2018.

FREITAS, Lorena. A instituição do fracasso: a educação da ralé. In: A ralé brasileira: quem é e como vive. São Paulo: Contracorrente, 2018.

GIOLO, JAIME. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia , v. 34, n. 1, p. 73-97, jan. 2018 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2447-41932018000100073&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 fev. 2024. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82465.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

MARCHISOTTI, Gustavo Guimarães et al . Diretrizes para a disseminação da educação a distância, a partir da análise do preconceito contra esta modalidade de educação. Acta Educ., Maringá , v. 44, e53622, 2022 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012022000100109&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 24 jan. 2024. Epub 01-Fev-2022. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.53622.

ORSO, Paulino José. Elitização da universidade brasileira em perspectiva histórica. Roteiro, Joaçaba , v. 45, e22156, jan. 2020 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592020000100210&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 jan. 2024. Epub 04-Jun-2020. https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22156.

QUIROGA, Fernando Lionel. A Evasão Na Educação a Distância (EaD) e Suas Interfaces com a Democratização do Acesso e a Intensificação das Desigualdades. J. Pol. Educ-s, Curitiba , v. 16, e87069, 2022 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-19692022000100129&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 01 fev. 2024. Epub 30-Maio-2023. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87069.

______. A educação pública sob ameaça: os perigos da corrida mercantilista na educação superior a distância. J. Pol. Educ-s; Curitiba, v. 17, fev. 2023. ISSN 1981-1969. doi:http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89538. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/89538. Acesso em 01 fev. 2024.

SOUZA, Jessé, A Ralé Brasileira: quem é e como vive. 3ª ed. Jessé Souza, colaboradores André Grillo et.al. São Paulo: Contracorrente, 2018.

______: Como o racismo criou o Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2021.

PUELLO-SOCARRÁS, José Francisco. Un ensayo sobre la depravación total. Nuevo Neoliberalismo Académico y Capitalismo ‘por posesión, Revista Izquierda, Bogotá, n. 14, ago., pp. 18-23, 2011.

Publicado

2025-02-20

Cómo citar

Quiroga, F. L., Campos, V. G., Campos, E. de S., & Lima, V. S. de. (2025). Raízes Históricas do Preconceito sobre a EaD: em Busca de uma Racionalidade Democrática. EaD Em Foco, 14(2), e2240. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2240