Historical Roots of Prejudice About Ead: in Search of a Democratic Rationality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2240

Keywords:

Prejudice, Racism, Democratic Rationality, Distance education , Democratic rationality

Abstract

 In this essay, we face the problem of prejudice related to distance education (EaD) in the Brazilian context. Our objective was to demonstrate how such prejudice can be an outcome of a broader and more complex phenomenon, whose roots are found in racism, as a mechanism for reproducing and maintaining the interests of the economic elite. We assume that such prejudice results from the expansion of Brazilian higher education, in which EaD plays a central role, precisely because it allows significant layers of a historically neglected portion of society – mostly made up of black and poor people – to access higher levels of training. We advance by demonstrating the need for distance learning to consolidate itself as a powerful instrument of educational democracy, the existence of a permanent critique that can, following the assumptions of the critical theory of technology, point to democratic rationality as crucial.

Keywords: Prejudice. EaD. Racism. Democratic Rationality. 

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Author Biographies

Valter Gomes Campos, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Especialista (lato sensu) em Planejamento, implementação, gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Especialista (lato sensu) em Gestão Universitária e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA.Representa a UEG junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. Integra a Presidência do Forúm Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES, membro da Camara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e, também, integra o Comitê de Coordenação Política da Associação Universidade em Rede - UniRede, no qual representa as universidades estaduais. Atuou como coordenador e professor de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu (especialização).

Eude de Sousa Campos, Universidade Estadual de Goiás

Docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Atualmente, vinculado ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR/UEG, na função de Coordenador Acadêmico, pesquisador e docente dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados. É professor formador em disciplinas dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia da UEG/CEAR. É membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, vinculado à PUC Goiás e ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, cujos estudos e pesquisas fundamentam-se na teoria histórico-cultural e na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov.

Valéria Soares de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campi - Campo Grande - MS. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional - UNICESP - Faculdade de Educação. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional - Centro de Graduação e Pesquisa. Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no ensino a distância e presencial, vinculada ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede-CEAR/UEG, na função de Coordenadora Pedagógica, Professora Formadora e Auxiliar de PI - Pesquisadora Institucional. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, Coordenação, Direção, Docência Superior, Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1o. ao 9o. ano.

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Published

2025-02-20

How to Cite

Quiroga, F. L., Campos, V. G., Campos, E. de S., & Lima, V. S. de. (2025). Historical Roots of Prejudice About Ead: in Search of a Democratic Rationality. EaD Em Foco, 14(2), e2240. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2240