A Microssociologia de Bernard Lahire e a Pesquisa em EaD: por uma Leitura Singular das Trajetórias de Ensino Superior a Distância no Estado de Goiás
Por una Lectura Particular de las Trayectorias de Educacion Superior a Distancia en el Estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2217Palavras-chave:
Educação a distância, Microssociologia, Trajetórias, Educação superior, Metodologia de pesquisaResumo
Em face dos diversos temas que constituem o campo da EaD no cenário educacional brasileiro, percebe-se, ainda, uma lacuna teórico-conceitual acerca das trajetórias e experiências dos estudantes desta modalidade. Neste sentido, trata-se de uma demanda crucial não somente para aprimorar os aspectos inerentes às tecnologias e aos processos de ensino (didática, metodologias e abordagens), como também subsidiar dados que podem orientar as formulações de políticas públicas destinadas a este segmento. Nosso objetivo, portanto, consistiu em demonstrar a relevância e urgência de uma compreensão singular dos aspectos que constituem a experiência em EaD nas trajetórias individuais e de que modo a perspectiva microssociológica de Bernard Lahire (2017) pode contribuir na constituição de um corpus teórico que dê conta desta realidade. Este aspecto inaugural instaura, por assim dizer, a demanda por uma compreensão refinada dos processos que exigem do estudante uma reconfiguração dos espaços domésticos, relativos a uma “arte de fazer” e que incidem de modo decisivo na melhoria das condições de vida do Estado de Goiás.
Palavras-chave: Educação a distância. Ensino superior. Microssociologia. Trajetórias. Metodologia de pesquisa.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior: Ensino a distância cresce 474% em uma década. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-cresce-474-em-uma-decada Acesso em 09/11/2023.
CASAGRANDE, A. L.; MAIESKI, A.; ALONSO, K. M. As contingências e condições objetivas da “eadização” do ensino superior presencial. Educação & Sociedade, 43, nov. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Cz8ghbJjvmPsKwh6zcs8VPj/# Acesso em 08/11/2023.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
CORTELAZZO, A. L.; ELISEI, C de C. A. Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 30(14), 207-231, jan./mar., 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/grVFCbvx6XLqt6BXMg6M5WP/?lang=pt Acesso em 08/11/2023.
FEENBERG, A. A Polêmica Educação Online e o Futuro da Universidade. Springer Science+Business Media Dordrecht, dezembro de 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322197682_A_polemica_educacao_online_de_Andrew_Feenberg/link/5a4ada6a0f7e9ba868affbb9/download Acesso em 09/11/2023.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LAHIRE, B. Dossiê. Visser, R.; Junqueira, L. (Orgs.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
SCUDELER, M. A.; TASSONI, E.C.M. A educação a distância como estratégia de captação de alunos após a redução da oferta do Fies. Avaliação: Revista da Avaliação Superior (Campinas), 28, Julho, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/HB77JwX6yxHqGM4LR5mW9Db/#:~:text=Ano%20ap%C3%B3s%20ano%2C%20essa%20diferen%C3%A7a,de%20alunos%20nos%20cursos%20presenciais.&text=E%20essa%20tend%C3%AAncia%20deve%20ser,analisa%20o%20n%C3%BAmero%20de%20ingressantes Acesso em 08/11/2023.
PATTO, M. H. S. O ensino a distância e a falência da educação. Educ. Pesqui. 39 (2), 303-318. Abril, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dddbR9B35pCZYM3nxJB47Pz/abstract/?lang=pt Acesso em 08/11/2023.
REIS, G. A; LOPES, C. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA: IMPEDIMENTOS E SUPERAÇÕES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador , v. 28, n. 55, p. 162-182, maio 2019 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432019000200162&lng=pt&nrm=iso Acesso em 06 nov. 2023. Epub 14-Out-2020. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p162-182
SOUZA, J. A ralé brasileira: quem é e como vive. (colaboradores André Grillo et. al.) São Paulo: Editora Contracorrente, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.