A Microssociologia de Bernard Lahire e a Pesquisa em EaD: por uma Leitura Singular das Trajetórias de Ensino Superior a Distância no Estado de Goiás

Por una Lectura Particular de las Trayectorias de Educacion Superior a Distancia en el Estado de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2217

Palavras-chave:

Educação a distância, Microssociologia, Trajetórias, Educação superior, Metodologia de pesquisa

Resumo

 Em face dos diversos temas que constituem o campo da EaD no cenário educacional brasileiro, percebe-se, ainda, uma lacuna teórico-conceitual acerca das trajetórias e experiências dos estudantes desta modalidade. Neste sentido, trata-se de uma demanda crucial não somente para aprimorar os aspectos inerentes às tecnologias e aos processos de ensino (didática, metodologias e abordagens), como também subsidiar dados que podem orientar as formulações de políticas públicas destinadas a este segmento. Nosso objetivo, portanto, consistiu em demonstrar a relevância e urgência de uma compreensão singular dos aspectos que constituem a experiência em EaD nas trajetórias individuais e de que modo a perspectiva microssociológica de Bernard Lahire (2017) pode contribuir na constituição de um corpus teórico que dê conta desta realidade. Este aspecto inaugural instaura, por assim dizer, a demanda por uma compreensão refinada dos processos que exigem do estudante uma reconfiguração dos espaços domésticos, relativos a uma “arte de fazer” e que incidem de modo decisivo na melhoria das condições de vida do Estado de Goiás.

 

Palavras-chave: Educação a distância. Ensino superior. Microssociologia. Trajetórias. Metodologia de pesquisa.

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Biografia do Autor

Valéria Soares de Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.
Professora e Coordenadora do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR),
Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Eude de Sousa Campos, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação – PUC – Goiás
Professor e Coordenador Acadêmico do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR),
Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Valter Gomes Campos, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação – Universidade Federal de Goiás – UFG.
Professor vinculado ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR), Universidade
Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

07-04-2025

Como Citar

Quiroga, F. L., Lima, V. S. de, Campos, E. de S., & Campos, V. G. (2025). A Microssociologia de Bernard Lahire e a Pesquisa em EaD: por uma Leitura Singular das Trajetórias de Ensino Superior a Distância no Estado de Goiás: Por una Lectura Particular de las Trayectorias de Educacion Superior a Distancia en el Estado de Goiás . EaD Em Foco, 15(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2217

Edição

Seção

Artigos Originais