Raízes Históricas do Preconceito sobre a EaD: em Busca de uma Racionalidade Democrática
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2240Palavras-chave:
Preconceito, Racismo, Racionalidade democrática, Educação a distânciaResumo
No presente ensaio, enfrentamos o problema do preconceito relacionado à educação à distância (EaD) no contexto brasileiro. Nosso objetivo consistiu em demonstrar de que modo tal preconceito pode ser desdobramento de um fenômeno mais amplo e complexo, cujas raízes encontram-se no racismo como mecanismo de reprodução e manutenção dos interesses da elite econômica. Partimos do pressuposto de que tal preconceito resulta da expansão do ensino superior brasileiro, em que a EaD ocupa papel central, justamente porque permite que camadas expressivas de uma parcela historicamente negligenciada – majoritariamente constituída por negros e pobres – possa acessar níveis superiores de formação. Avançamos demonstrando a necessidade de que, para que a EaD se consolide como um potente instrumento da democracia educacional, é crucial a existência de uma crítica permanente que possa, seguindo os pressupostos da teoria crítica da tecnologia, apontar para uma racionalidade democrática.
Palavras-chave: Preconceito. EaD. Racismo. Racionalidade democrática.
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