Prazer e Sofrimento do Trabalhador Docente no Contexto da Educação a Distância: um Comparativo Geracional
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2226Palabras clave:
Trabalho docente, Prazer-sofrimento, Psicodinâmica do trabalhoResumen
A presente pesquisa buscou analisar os indicadores de prazer-sofrimento no trabalho docente realizado a distância, numa perspectiva geracional. Foi utilizada escala específica do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento, aplicada a 163 profissionais docentes do ensino superior vinculados à Universidade Aberta do Brasil e realizada a análise das médias compostas. Com o estudo, foi possível evidenciar percepções dos docentes a respeito do binômio prazer-sofrimento profissional. Foram realizadas análises entre as médias de diferentes grupos dos entrevistados, sendo verificada especial diferenciação influenciada diretamente pelo tempo de trabalho profissional e pela idade dos docentes. Os resultados da pesquisa jogam luz na importância de amparar, principalmente, os docentes mais novos e com menos experiência na docência, pois esses grupos apresentaram resultados mais críticos nos construtos analisados. Assim, essa pesquisa oferece importantes insumos com vistas à adequação da gestão dos docentes em ensino a distância.
Palavras-chave: Trabalho docente. Psicodinâmica do trabalho. Prazer-sofrimento.
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