Prazer e Sofrimento do Trabalhador Docente no Contexto da Educação a Distância: um Comparativo Geracional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2226

Palabras clave:

Trabalho docente, Prazer-sofrimento, Psicodinâmica do trabalho

Resumen

A presente pesquisa buscou analisar os indicadores de prazer-sofrimento no trabalho docente realizado a distância, numa perspectiva geracional. Foi utilizada escala específica do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento, aplicada a 163 profissionais docentes do ensino superior vinculados à Universidade Aberta do Brasil e realizada a análise das médias compostas. Com o estudo, foi possível evidenciar percepções dos docentes a respeito do binômio prazer-sofrimento profissional. Foram realizadas análises entre as médias de diferentes grupos dos entrevistados, sendo verificada especial diferenciação influenciada diretamente pelo tempo de trabalho profissional e pela idade dos docentes. Os resultados da pesquisa jogam luz na importância de amparar, principalmente, os docentes mais novos e com menos experiência na docência, pois esses grupos apresentaram resultados mais críticos nos construtos analisados. Assim, essa pesquisa oferece importantes insumos com vistas à adequação da gestão dos docentes em ensino a distância. 

 

Palavras-chave: Trabalho docente. Psicodinâmica do trabalho. Prazer-sofrimento.

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Batista dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente e pesquisadora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência em pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodinâmica do trabalho, mudanças nas organizações e na administração sob o capitalismo flexível, pesquisa qualitativa.

Sérgio Luís Camillo de Lelles, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e especialização em Negociação Coletiva pela UFRGS (2010). É doutorando em Administração no PPGA-UECE e graduando em Ciências Ambientais, na UFC. Atualmente é analista de planejamento, gestão e infra-estrutura da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Tem experiência na área de Gestão Pública, Administração de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e gestão de pessoas, gestão e suporte para a Superintendência Estadual do IBGE no Ceará.

Priscila Portela de Azevedo, Uninta

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, participante do GIS - Grupo Integra Saberes com pesquisa centrada na abordagem teórica Psicodinâmica do Trabalho. Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e em Pedagogia pelo Centro Universitário INTA - UNINTA. Especialista em Gestão de Pessoas e Tutoria em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário INTA - UNINTA. Tutora do Curso de Design de Interiores do Uninta/EAD.

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Publicado

2024-08-12

Cómo citar

Araújo, A. A., Santos, A. C. B. dos, Lelles, S. L. C. de, & Azevedo, P. P. de. (2024). Prazer e Sofrimento do Trabalhador Docente no Contexto da Educação a Distância: um Comparativo Geracional . EaD Em Foco, 14(1), e2226. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2226

Número

Sección

Estudos de Caso