Estratégias de Ensinagem e Hibridismo – Análise, Desenvolvimento e Aplicação

Autores/as

  • Alcina Maria Barcellos de Melo e Macedo Instituto Federat de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) https://orcid.org/0009-0003-3605-9223
  • Ramony Maria da Silva Reis Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2080-620X

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2156

Palabras clave:

Educação profissional, Metodologia de ensino, Aprendizagem híbrida

Resumen

Os períodos peri- e pós-pandemia de COVID-19 revelaram fragilidades do sistema educacional brasileiro destacando a necessidade de desenvolvimento de metodologias inovadoras para se adaptar ao “novo normal” e integrar a era digital às práticas escolares. Este trabalho teve por objetivo desenvolver estratégias de ensinagem hibridizadas para potencializar a aprendizagem de alunos do Ensino Médio Integrado. As principais técnicas e ferramentas de coleta e análise de dados utilizadas foram a Pesquisa Bibliográfica, a Entrevista Semiestruturada, as Análises Documental e de Conteúdo. O trabalho incluiu o levantamento teórico e a escolha das estratégias de ensinagem a serem hibridizadas, bem como a construção dos respectivos modelos de hibridização. O projeto piloto ocorreu em turma do Curso Técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A escolha da turma foi baseada em critérios estabelecidos pelo professor aplicador que decidiu participar após reunião com a pesquisadora principal. O modelo de hibridização (Tempestade Cerebral) escolhido, adaptado e utilizado foi definido pelo professor aplicador a partir das necessidades docentes, das especificidades da turma e dos recursos didáticos disponíveis. A aplicação ocorreu sem percalços, sendo o direcionamento do professor decisivo para isto. A partir dos relatos obtidos na entrevista, evidencia-se a preponderância do papel do professor na compreensão das possibilidades que podem ser vislumbradas com a implementação de estratégias de ensinagem em uma metodologia híbrida. Destaca-se o comprometimento e a decisiva atuação do professor aplicador no sentido de motivar os alunos a participarem de forma ativa e corresponsável.  

 

Palavras-chave: Educação profissional. Metodologia de ensino. Aprendizagem híbrida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alcina Maria Barcellos de Melo e Macedo, Instituto Federat de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (2021-) em andamento. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2005-2006), em Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica (2005-2006), em Alfabetização e Letramento (2014-2015), em Educação à Distância (2016-2017), em Gestão Municipal (2019-2020). Graduação em Administração Pública pelo INFMG (2022). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005). Coordenadora Pedagógica dos cursos técnicos vinculados ao Mediotec oferecidos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) (2017-). Coordenadora Pedagógica dos Cursos da Rede e-Tec do IFNMG (2014-2017). Professora convidada do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa, Aperfeiçoamento e Consultoria (CEPPAC - Montes Claros) para ministrar aulas em cursos de pós-graduação nas áreas de Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem e Psicopedagogia. Professora visitante (palestrante) da Universidade de Uberaba e do Ensino Fundamental - concursada da Prefeitura Municipal de Montes Claros. Coordenadora Pedagógica 6° ao 9° anos do Colégio São Mateus (2007-2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Fundamental e Superior.

Ramony Maria da Silva Reis Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (2013) e Mestre em Educação pela Universidade de Itaúna - UIT (2009). Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), responsável pelo núcleo de Educação a Distância e Coordenadora de Ensino do Campus Diamantina . Tem experiência na área de Letras e Pedagogia e interessa-se pelos seguintes temas: Linguística, Formação Docente, Didática, Educação Técnica e Tecnológica e Educação a Distância. Membro e professora do mestrado PROFEPT/IFNMG.

Citas

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5ª ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARATO, J. N. Conhecimento, trabalho e obra: Uma proposta metodológica para a educação profissional. Boletim Técnico Senac, Rio de Janeiro, v. 3, n. 34, p.4-15, set. 2008.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.phpoption=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 12 jul. 2022.

COSTA, M. A. Ensino Remoto Intencional: reinventando saberes e práticas na Educação Profissional e Tecnológica. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

DALTRO FILHO, G. C. Aprender fazendo: guia de estratégias didáticas para a educação profissional. 2019. 125 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Santa Catarina, Centro de Referência em Formação e Educação à Distância – CERFEAD, Santa Catarina, 2019.

GOMES, C. A. et al. Impactos psicológicos e no processo de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I durante a pandemia do COVID-19. Research, Society and Development. São Paulo, v. 11, n. 2. jan.2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25841 Acesso em: 05 set. 2022.

GRAMSCI, A. Caderno 12. In: Cadernos do Cárcere. Vol. 2 (Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo). Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

HORN, M. B.; STAKER; H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, J. Educação híbrida um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

OLIVIER, A.; WOLLINGER, P.; BAHIA, A. B. Livro 2 - Planejamento do Ensino na Educação Profissional, 2019.

SAVIANI, D. O Choque Teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, n. 1, p. 131-152, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/zLgxpxrzCX5GYtgFpr7VbhG/?lang=pt Acesso em 10 jul. 2021.

SEIFFERT, O. M. L. B. Portfólio de avaliação do aluno: como desenvolvê-lo? Olho Mágico, Vol. 8 - Nº 1 jan./abr.2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/897782/mod_resource/content/0/Portfolio_de_Avaliacao_Seiffert Acesso em 30/06/2023.

SILVA, C. R. M.; VASCONCELOS, F. H. L.; SILVA, M. G. V. Laboratórios virtuais no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura. Conexões - Ciência e Tecnologia, [S.l.], v. 16, p. e022019, may 2022. ISSN 2176-0144. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2278 Acesso em: 10 de maio, 2023.

WOLLINGER, P. R. Educação em tecnologia no ensino fundamental: uma abordagem epistemológica. 2016. 198 p. Tese (Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

WOLLINGER, P. R. Livro Didático: Experiência na Educação Profissional. Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina, 2018. Livro eletrônico html. 21 páginas.

Publicado

2024-09-05

Cómo citar

Barcellos de Melo e Macedo, A. M., & Oliveira, R. M. da S. R. (2024). Estratégias de Ensinagem e Hibridismo – Análise, Desenvolvimento e Aplicação. EaD Em Foco, 14(2), e2156. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2156

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.