Sociedade em Rede: o Impacto da Cibercultura na Educação a Distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2154

Palabras clave:

Cibercultura, Novas tecnologias, Interatividade, Prática pedagógica, Educação a distância

Resumen

A sociedade contemporânea enfrenta transformações profundas, destacando-se as questões culturais e étnicas. A cibercultura acelera a importância crucial da Educação a Distância na educação superior. Os avanços tecnológicos impulsionam a EAD, moldando metodologias e mídias. Educadores constroem habilidades e competências na formação pedagógica atual. Este trabalho busca oferecer uma visão aprofundada dos desafios que a sociedade contemporânea enfrenta ao incorporar e aproveitar as novas tecnologias no cenário educacional e cultural. Esta pesquisa é guiada por uma revisão meticulosa da literatura científica, empregando uma abordagem qualitativa e fundamentada em uma perspectiva exploratória. Os resultados ressaltam a importância da cibercultura e das inovações tecnológicas, incluindo algoritmos de inteligência artificial, na interação aluno-professor mediada por tutores. Esses elementos são cruciais para garantir qualidade, efetividade e sucesso em cursos a distância.

 

Palavras-chave: Cibercultura. Educação a distância. Prática pedagógica. Algoritmos genéticos. Aprendizagem de máquina.  

 

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Biografía del autor/a

Elane Cristina Lopes Soares Pimenta, Faculdade Alfa Unipac

Mestranda em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Graduada e licenciada em Pedagogia pela Fundação Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - UNIPAC-TO. Possui Pós graduação em Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar, ambas formações realizadas na UNIPACTO. Possui experiência em Docência na Educação Infantil, no Ensino Médio e Ensino Superior. Trabalhou como vice diretora escolar, Coordenação Pedagógica em Educação Infantil e inspeção escolar. Atualmente é Coordenadora e Professora do curso de Pedagogia - EaD na Faculdade ALFAUNIPAC de Almenara.

Simone Grace de Paula, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora adjunta da Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (/DEAD/UFVJM). É coordenadora do Curso de Pedagogia - EAD, coordenadora de Estágio Supervisionado e presidente do Colegiado Único das Licenciaturas da DEAD/UFVJM. É subcoordenadora do grupo de pesquisa de Profissão Docente - PRODOC da FAE/UFMG e membro do grupo de pesquisa Políticas, Práticas e Formação dos Profissionais da Educação - GEPPRAFPE - UFVJM. Trabalha nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Docência e Condição Docente, Desigualdades Escolares, Prática Pedagógica e Direitos Humanos.

Andreia Teixeira de Oliveira Santos, Faculdade Alfa Unipac

Doutora em Biocombustíveis pela Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Doce (2013). Especialização em Atenção Farmacêutica e Farmacologia Clínica pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2012). Possui graduação em Farmácia e Biomedicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2010). Possui graduação em Química pela Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência em Química e Farmácia, com ênfase em Química Analítica e Instrumental, Físico-química, Parasitologia, Atenção Farmacêutica, Bioquímica, Química da Água, Reatores Químicos, atuando como professora por um período de dois anos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM-TO (2011 à 2013). Atualmente, atua como docente da UNIPAC (Química analítica e físico-química). Experiência em Educação a Distância como professora Conteudista e Tutora Virtual. Outras experiências acadêmicas: Educação e Saúde, Imunopatologia das doenças infecciosas e parasitárias

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Publicado

2024-07-17

Cómo citar

Santos, C., Pimenta, E. C. L. S., Paula, S. G. de, & Santos, A. T. de O. (2024). Sociedade em Rede: o Impacto da Cibercultura na Educação a Distância . EaD Em Foco, 14(2), e2154. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2154

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