Sociedade em Rede: o Impacto da Cibercultura na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2154Palabras clave:
Cibercultura, Novas tecnologias, Interatividade, Prática pedagógica, Educação a distânciaResumen
A sociedade contemporânea enfrenta transformações profundas, destacando-se as questões culturais e étnicas. A cibercultura acelera a importância crucial da Educação a Distância na educação superior. Os avanços tecnológicos impulsionam a EAD, moldando metodologias e mídias. Educadores constroem habilidades e competências na formação pedagógica atual. Este trabalho busca oferecer uma visão aprofundada dos desafios que a sociedade contemporânea enfrenta ao incorporar e aproveitar as novas tecnologias no cenário educacional e cultural. Esta pesquisa é guiada por uma revisão meticulosa da literatura científica, empregando uma abordagem qualitativa e fundamentada em uma perspectiva exploratória. Os resultados ressaltam a importância da cibercultura e das inovações tecnológicas, incluindo algoritmos de inteligência artificial, na interação aluno-professor mediada por tutores. Esses elementos são cruciais para garantir qualidade, efetividade e sucesso em cursos a distância.
Palavras-chave: Cibercultura. Educação a distância. Prática pedagógica. Algoritmos genéticos. Aprendizagem de máquina.
Descargas
Citas
ALMEIDA, J. C. P. Textos Gerados por Inteligência Artificial e suas Implicações no EAD. EaD em Foco, v. 13, n. 1, e2083, 2023.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Uma abordagem teórica-prática. Penso, 2018.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. (6a ed.). Almedina. 2011.
BEIRA D. G.; NAKAMOTO P. T. A formação docente inicial e continuada prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula? Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016), 825-34. DOI: 10.5753/cbie.wie.2016.825
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. DE A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Gestão e Sociedade, 5(11), 2011.
BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Link: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/panorama - Acesso 10 de novembro de 2023.
CARVALHO, M. ;CARMO B.; NETTO, J. P. Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 1994.
DAVIS, I. A. et al. O Professor da Educação Básica e as Tecnologias Digitais no Ensino Remoto. Revista Cientifica em Educação a Distância, 2022.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DEMO, P. Educação e qualidade. 9. ed. Campinas (SP): Papirus, 2004.
FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. Didática Multidimensional: por uma sistematização conceitual, Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.539-553, abr.-jun., 2016.
FREITAS, H. C. L. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação e Sociedade, Campinas, v.24, n. 85, p.1095-1124, dez., 2004.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. (7a ed.). Atlas, 2019.
GOMES, A. N. L. S. Educação a Distância: Um instrumento para a democratização de saberes, Universidade Estadual do Paraíba, 2014.
GUSMÃO, R. Arte-Educação e Ciberespaço: Ponderações sobre o Contexto Pós-Moderno, EaD em Foco, v. 12 n. 2, e1651, 2022 doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1651
KEEGAN, D. Fundations of Distance Education. 2ª ed. Londres ; Routledgem 1991.
KENSKI, V .M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia de ciberespaço. São Paulo, Loyola, 2007.
J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994
LIBÂNEO, J. C. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano, Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015.
LUCKESI, C. Educação e Sociedade: redenção, reprodução e transformação. In: LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MOREIRA, M. A. Unidades de enseñanza potencialmente significativas: UEPS. Aprendizagem significativa em revista. Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011.
NETO MATTAR, J. A.; MAIA, C. ABC da Educação a Distância. São Paulo: Editora Pearson, 2007.
PACHECO, M. A. C. Algoritmos genéticos: princípios e aplicações. Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada, 2019.
PINTO, A. R. F.; MARTARELLI, N. J.; NAGANO, M. S. Algoritmo Genético: Principais Gaps, Trade-offs e Perspectivas para Futuras Pesquisas, Trends in Computational and Applied Mathematics, 23, N. 3 (2022), 413-438.
REAL, G. C. M.; SOUZA, R. F.; POTT, F. P. O que a Área de Educação Divulga sobre Qualidade e Inovação na Educação a Distância? Revista Cientifica em Educação a Distância, 2022.
RODRIGUES, L. M. B. C.; CAPELLINI, V. L. M. F. Educação a Distância Formação Continuada do Professor, Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 18, n. 4, p. 615-628, Out.-Dez., 2012.
SALES, M.; MOREIRA, J. A. Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formação. EmRede Revista de Educação a Distância, v. 9, n. 2, jul./dez. 2022.
SANTOS, S. R. M.; CARDIM, N. N. A arte de ensinar no ciberespaço, Research, Society and Development, v. 1, n. 2 p. 144-155, ago. 2016.
VALDATI, A.B. et al. Caracterização do Processo de Gestão de Ideias no Contexto do Front end da Inovação: uma revisão integrativa, Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 10, n. 3, p. 205-225, set./dez. 2020.
VICARI, R. M. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino, Estudos Avançados 35 (101), 2021.
ZAWACKI-RICHTER, O.; JUNG, I. (org.). Educação digital, aberta e a distância: uma visão internacional. Trad. João Mattar. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.