Network Society: the Impact of Cyberculture on Distance Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2154

Keywords:

Cibercultura, Novas tecnologias, Interatividade, Prática pedagógica, Educação a distância

Abstract

 

Abstract. The contemporary society undergoes profound transformations, emphasizing cultural and ethnic issues. Cyberculture propels the crucial importance of Distance Education in higher education. Technological advances drive DE, shaping methodologies and media. Educators build skills and competencies in current pedagogical training. This work seeks to provide an in-depth view of the challenges contemporary society faces in incorporating and leveraging new technologies in the educational and cultural landscape. This research is guided by a meticulous review of scientific literature, employing a qualitative approach grounded in an exploratory perspective. The results underscore the significance of cyberculture and technological innovations, including artificial intelligence algorithms, in the student-teacher interaction mediated by tutors. These elements are crucial to ensuring the quality, effectiveness, and success of distance courses.

 

Keywords: Cyberculture. Distance education. Pedagogical practice. Genetic algorithms. Machine learning;

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Author Biographies

Elane Cristina Lopes Soares Pimenta, Faculdade Alfa Unipac

Mestranda em Tecnologia, Ambiente e Sociedade, Graduada e licenciada em Pedagogia pela Fundação Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni - UNIPAC-TO. Possui Pós graduação em Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar, ambas formações realizadas na UNIPACTO. Possui experiência em Docência na Educação Infantil, no Ensino Médio e Ensino Superior. Trabalhou como vice diretora escolar, Coordenação Pedagógica em Educação Infantil e inspeção escolar. Atualmente é Coordenadora e Professora do curso de Pedagogia - EaD na Faculdade ALFAUNIPAC de Almenara.

Simone Grace de Paula, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora adjunta da Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (/DEAD/UFVJM). É coordenadora do Curso de Pedagogia - EAD, coordenadora de Estágio Supervisionado e presidente do Colegiado Único das Licenciaturas da DEAD/UFVJM. É subcoordenadora do grupo de pesquisa de Profissão Docente - PRODOC da FAE/UFMG e membro do grupo de pesquisa Políticas, Práticas e Formação dos Profissionais da Educação - GEPPRAFPE - UFVJM. Trabalha nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Docência e Condição Docente, Desigualdades Escolares, Prática Pedagógica e Direitos Humanos.

Andreia Teixeira de Oliveira Santos, Faculdade Alfa Unipac

Doutora em Biocombustíveis pela Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Doce (2013). Especialização em Atenção Farmacêutica e Farmacologia Clínica pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2012). Possui graduação em Farmácia e Biomedicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2010). Possui graduação em Química pela Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência em Química e Farmácia, com ênfase em Química Analítica e Instrumental, Físico-química, Parasitologia, Atenção Farmacêutica, Bioquímica, Química da Água, Reatores Químicos, atuando como professora por um período de dois anos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM-TO (2011 à 2013). Atualmente, atua como docente da UNIPAC (Química analítica e físico-química). Experiência em Educação a Distância como professora Conteudista e Tutora Virtual. Outras experiências acadêmicas: Educação e Saúde, Imunopatologia das doenças infecciosas e parasitárias

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Published

2024-07-17

How to Cite

Santos, C., Pimenta, E. C. L. S., Paula, S. G. de, & Santos, A. T. de O. (2024). Network Society: the Impact of Cyberculture on Distance Education. EaD Em Foco, 14(2), e2154. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2154

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