Afetividade na Educação a Distância: um Estudo de Caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2134

Palabras clave:

Educação a distância, Afetividade, Licenciatura

Resumen

Este artigo teve como objetivo analisar as relações de afetividade entre os atores da EaD (alunos, professores, tutores) dos alunos de licenciatura de uma rede privada de ensino. Para tal, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva. Em relação ao procedimento técnico, adotou-se o estudo de caso. Durante a realização da pesquisa foi elaborado um Quadro, onde são apontados nove critérios que podem favorecer a afetividade na EaD. Esse Quadro teve como objetivo verificar o nível e a incidência da afetividade presentes nas relações entre professor–aluno, tutor–aluno e, aluno–aluno em qualquer curso ofertado a distância. No caso do curso de licenciatura da instituição que participou da pesquisa, foi observado que  apenas três critérios estavam presentes. Isso aponta que esse curso ainda tem muito o que avançar para promover a afetividade entre seus atores.  

 

Palavras-chave: Educação a distância. Afetividade. Licenciatura.

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Biografía del autor/a

Camila de Aguiar, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

 Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação pela UniCesumar. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

 

Márcia Gorett Ribeiro Grossi

Professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, lotada no departamento de Educação. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), graduação em Programa Especial de Formação de Docente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1990), mestrado em Mestrado Em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Foi Diretora da Fundação de Apoio í  Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (2004 a 2017). Lí­der do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Pesquisa os seguintes temas: educação a distância, educação profissional, informática, neuroeducação e novas tecnologias digitais.

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Publicado

2024-01-30

Cómo citar

Aguiar, C. de, & Grossi, M. G. R. (2024). Afetividade na Educação a Distância: um Estudo de Caso . EaD Em Foco, 14(1), e2134. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2134

Número

Sección

Estudos de Caso