O Uso das TDIC nas Vivências de Professores de LE no Ensino Remoto (2020 e 2021) na Cidade de Macapá-AP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2113

Palabras clave:

Ensino remoto, Tecnologias digitais, Vivências de professores de LE

Resumen

A pandemia de Covid-19 afetou o desenvolvimento e a realização tradicional das atividades educacionais. Uma medida adotada pelas instituições públicas amapaenses, para propiciar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem formal, foi a prática do ensino remoto em todas as disciplinas do currículo escolar. Como as disciplinas de Línguas Estrangeiras (LE) precisam de um formato de ensino que contemplasse as competências de comunicação de compreensão oral e escrita, produção oral e escrita, no ensino remoto, necessitaram de adequações e uso de tecnologias diferenciadas, apesar dos poucos domínios quanto à utilização. Assim, a pesquisa objetivou analisar as vivências de professores de LE no ensino remoto, durante o período pandêmico (2020 e 2021), em Macapá-AP, com foco do uso de tecnologias digitais. A metodologia adotada teve o suporte do método hermenêutico (Hermann, 2002), de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado com questões acerca da experiência vivenciada por sete professoras das disciplinas de LE de quatro escolas estaduais. Adotou-se técnicas da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) para tratamento e análise dos dados coletados. Dessa forma, constatou-se que, durante os anos de 2020 e 2021, em Macapá-AP, o processo de ensino-aprendizagem não foi interrompido, dando-se de forma remota, com o uso de metodologias diferenciadas e diversas TDIC como WhatsApp, plataformas de videoconferências, Google Forms, vídeos do Youtube e internet, identificadas nas práticas docentes dos professores de LE, que desenvolveram suas atividades pedagógicas com seus recursos pessoais, sem terem recebido suportes tecnológicos do Governo estadual.

 

Palavras-chave: Ensino remoto. Tecnologias digitais. Vivências de professores de LE.

 

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Biografía del autor/a

Aluana Vilhena Amoras, Universidade Federal do Amapá

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amapá, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Francesa e das Literaturas de Expressão Francesa pela Faculdade APOENA e graduada em Licenciatura Plena em Letras - Francês pela Universidade Federal do Amapá. Atualmente é Professora de Língua Francesa do Governo do Estado do Amapá.

Eliana do Socorro de Brito Paixão, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Amapá, Mestrado em em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Estágio de Pós-doutorado em Educação no PPGED/UFPA. Professora titular da Universidade Federal do Amapá. 

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Publicado

2024-09-20

Cómo citar

Amoras, A. V., & Paixão, E. do S. de B. (2024). O Uso das TDIC nas Vivências de Professores de LE no Ensino Remoto (2020 e 2021) na Cidade de Macapá-AP. EaD Em Foco, 14(1), e2113. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2113

Número

Sección

Estudos de Caso